RONDONOTICIAS quarta-feira, 14 de novembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

POLÍTICA & CIa: Aberta a temporada das convenções, dos acordos e das traições, onde tudo acontece em nome das eleições


Por Jocenir Santanna

21/07/2018 11:47:43 - Atualizado

RONDÔNIA: Com a abertura do período das convenções partidárias, abre-se também a temporada de acordos e traições políticas. Estou há dois dias fora de Rondônia e ao abrir os jornais eletrônicos, vejo mudanças de água para o vinho nas composições previamente estipuladas. Nunca imaginei ver Ivo Cassol (PP) e Acir Gurgacz (PDT) juntos, mas parece que agora estão no mesmo projeto, que pode ter o Partido dos Trabalhadores também. Só no MDB parece que ainda não mudou nada. Continua as traições entre Raupp e Confúcio, enquanto Maurão de Carvalho espera que não sobre para ele o resultado desta contenda, o que não está longe de acontecer.


Aqui na bela e quente Salvador onde descanso por us dias, recebo uma notícia que pode mudar toda a estrutura de composição política. Estariam PDT, PP, PSB e PT negociando para lançar, não Acir como Candidato ao governo, mas o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB). Achei meio estranha esta informação, mas se analisarmos bem, parece pertinente. Nesta nova entabulação, o PDT indicaria o vice (ainda sem nome, devendo ser alguém da capital), enquanto o PP e o PT indicariam os candidatos ao senado, que seriam, pela ordem, Carlos Magno e Fátima Cleide, ampliando a coligação também para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.


É pouco provável que esta nova entabulação aconteça, uma vez que Acir está montando uma mega estrutura de campanha. Na Sede do Grupo SGC, já se tem reservado o piso inferior todo para o processo eleitoral. Jornal e Televisões, todos reunidos no andar de cima. Acir continua afirmando que seu problema com a justiça não o impede de disputar as eleições, acreditando no seu registro. Em todos os casos, o pedetista será o grande comandante desta coligação. Conhecendo Acir, posso afirmar que mesmo com o PP de Cassol na coligação, o homem da Cascavel é quem dará as ordens, seja ele candidato ou não.


Neste sábado acontece dois importantes eventos políticos no estado. A visita do presidenciável Geraldo Alkmin abrilhantando a pré-convenção conjunta entre PSDB, DEM e PSD, acontece em Ji-Paraná. Na vizinha Ouro Preto, estará a turma de Ivo Cassol, lançando a candidatura de Carlos Magno. Embora distintos esses dois exemplos tem uma ligação. Carlos Magno é do PP de Cassol, que até a semana passada estava com Expedito (PSDB). Para o evento de Ji-Paraná, Cassol e seu partido não foram convidados. Já o evento de Ouro Preto, deve ter a presença de Acir Gurgacz, que até ontem mal falava com Cassol. No tabuleiro da política Rondoniense, o Peão vira rei, o rei vira cavalo, a Rainha é não manda nada, a torre é a casa do peão e o cavalo não galopa, voa.


Por: Jocenir Sérgio Santanna


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.