• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

No reino da maracutaia


Por Valdemir Caldas

14/12/2019 12:06:32 - Atualizado

A enxurrada de revelações de casos de corrupção e malversação de recursos fartamente divulgada pela imprensa local e nacional, envolvendo políticos, autoridades, dirigentes e servidores públicos, retrata, em preto e branco, cenas cada vez mais degradantes da situação e catástrofe moral em que vivemos.

Corruptos e corruptores, das mais diferentes camadas sociais, seguem caminhando impunemente pelo país afora, zombando da inteligência de uns poucos,tripudiando sobre os interesses da sociedade e debochando da Justiça, valendo-se, para tanto, dos mais mirabolantes planos, visando sempre tomar de assalto os cofres públicos.

O povo tem sua parcela de culpa nesse processo de degeneração moral que corrói as estranhas da administração pública, aqui e alhures, quando, por desleixo ou má-fé, manda para o exercício de postos de mando e representação, lobos travestidos em pele de cordeiros. O mesmo pode-se dizer daquele governante que, por descaso e, muitas vezes,por omissão, avalizam acordos políticos à revelia das necessidades da população, nomeando para as funções públicas velhas e manjadas figuras que jamais passariam incólumes diante de uma delegacia de policia.

Os tempos são outros. Prova disso é a operação Lava-Jato. Ela veio para escancarar a porteira da corrupção. Se, antes, a roubalheira era ofuscada, por uma serie de fatores, hoje, porém, nada escapa a análise criteriosa dos órgãos de fiscalização e controle. Chegou a hora da verdade. Nesse contexto, cabe destacar o papel de instituições como o Ministério Público Federal,Estadual, as policiais Civil e Federal, as Controladorias Gerais da União e do Estado, além dos Tribunais de Contas da União e do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Lembrando que a sociedade tem uma missão indispensável e inadiável, qual seja a urgente correção de rumo que leva aonde tudo é fraude, uma espécie de reino da maracutaia. Não bastar apenas protestar, escrachar, espernear. É preciso escolher com responsabilidade os que pretendem nos governar.

Colocando-se acima da mesquinharia que domina este país, essas e outras instituições apenas reafirmam suas disposições de manterem-se à frente das melhores causas. Atentas às manobras nocivas e prejudiciais à coletividade, elas mostram que estão vivas e atuantes, acima – o que é melhor – dos conluios e ligações que caracterizam tantos outros órgãos de representação. 


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.