• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

É preciso amar a cidade


Por Valdemir Caldas

03/08/2020 11:22:35 - Atualizado


 Pouco menos de quatro meses nos separam das eleições municipais. Em novembro vamos escolher vinte e um vereadores e o cidadão ou cidadã que governará o município de Porto Velho, por um período de quatro anos. Isso, evidentemente, se não houver nenhum erro de percurso. Muitos se julgam capacitados para assumir o lugar hoje ocupado pelo prefeito Hildon Chaves, mas, na prática, nem todos estão habilitados para comandar uma cidade com tantos problemas. Alguns, crônicos, como é o caso do transporte coletivo.

E como mudar esse quadro? Só tem um jeito: escolher um administrador que se identifique com a cidade, alguém que tenha com ela uma espécie relação platônica, uma paixão que deságua na descoberta e no resgate da cidadania. Só cantá-la, em prosa e verso, durante o período eleitoral, é muito pouco, para, depois, entregá-la à sua própria desdita, como se fosse um objeto imprestável, sem nenhuma utilidade. Se não entender a cidade, humanizá-la, nada feito. É preciso criar uma consciência crítica e consolidada em torno do revigoramento da urbe.

A impressão que se tem é de que Porto Velho se transformou numa cidade de faz-de-conta. Poucos são os que realmente se dispõem a defender as cores da capital do estado de Rondônia, sua cultura, seus costumes e tradições. Quando deixamos de votar em homens de bem, pessoas íntegras, para apostar em canalhas, mascarados com tintas de decência, individuos que não passariam incólumes em frente a uma delegacia de policia, estamos condenando o nosso próprio futuro. Às vezes, por egoísmo, amizade, paixão ou pieguice, mandamos os homens errados aos lugares certos enquanto os homens certos permanecem nos lugares errados.

Mais uma vez, teremos a oportunidade, com a graça de Deus, de usar o bisturi da honestidade, da competência e da seriedade. Como um cirurgião experiente não pode vacilar, pois qualquer descuido ou um movimento menos coordenado pode significar a mutilação ou até mesmo a morte do paciente, nós, eleitores, também não podemos cometer erros na hora de escolher os que pretendem nos representar nos palácios e nas casas legislativas.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.