RONDONOTICIAS quarta-feira, 14 de novembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

Confúcio sugere que candidatos priorizem a educação, coisa que ele não fez em quase oito anos


Por Jocenir Santanna

04/09/2018 06:31:06 - Atualizado


FALA O QUE EU DIGO, NÃO O QUE EU FAÇO

RONDÔNIA: Em seu tradicional blog na internet, o ex-governador Confúcio Moura fez uso de uma imagem ilegível, onde o estado de Rondônia aparece num mapa do Brasil pintado de azul, juntamente com Pernambuco, e os estados do Sul e do Sudeste, para dizer que a educação de Rondônia teve um grande avanço nos últimos anos, quando todos sabem que isso não aconteceu.


O ex-governador sugere que os candidatos a governador apresentem uma plataforma de defesa e valorização da educação, quando passou oito anos brigando contra a categoria, regulando recursos e investimentos para a pasta e se lixando para os alunos, principalmente do segundo grau, que é obrigação do estado.


Confúcio entregou o governo em abril no meio de uma greve dos professores que já durava mais de dois meses, sem ao menos negociar com os professores, que não queriam nada mais do que a reposição das perdas durante o seu governo. Deixou para o seu sucessor, Daniel Pereira o pepino todo para descascar, no melhor estilo Pôncio Pilatos.


Nos oito anos do governo Confúcio, ocorreram de cinco a seis paralisações da categoria por falta reajuste salarial e melhores condições de ensino. Tivemos problemas de transporte escolar, falta de salas de aulas para abrigar os estudantes, além das denúncias envolvendo a secretaria de estado de educação, com relação a merenda escolar, mobiliário e favorecimentos aos amigos do Rei.


Contrariando as afirmações de Confúcio de que a educação em Rondônia está uma maravilha e que o ensino aqui pelas bandas das terras de Rondon são equiparados ao do Sul e do Sudesde, o portal de notícias UOL publicou nesta segunda-feira, uma matéria informando que, sedundo o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nenhum estado brasileiro cumpriu a meta de qualidade no ensino médio em 2017.


Temos nas escolas estaduais, hoje, verdadeiros analfabetos funcionais que não sabem nem ler e quando lêem, não sabem interpretar o que está escrito. Isso é resultado da má política de ensino, de responsabilidade dos estados e municípios, que por falta de investimento aceitam qualquer coisa, ao ponto de estabelecer a aprovação obrigatória, mesmo o aluno não atingindo os níveis de conhecimentos básicos para o avanço.


Esse é o futuro que Confúcio desenhou nos últimos oito anos, mas que não quer que se repita nos próximos quatro. Do ponto de vista do cidadão, Confúcio está certo em exigir a qualidade do ensino, já da posição de ex-governador, depois de deixar à míngua professores e profissionais de educação, é vergonhoso, porém, no seu melhor estilo, faça o que eu digo e não faça o que eu (fiz) faço”.


VEJA ABAIXO A NOTA DE CONFÚCIO NO SEU BLOG

É isto mesmo. A ilha azul na Amazônia, que é justamente o nosso querido Estado de Rondônia. Na foto acima, você poderá entender o motivo, de orgulho, de Rondônia ser um dos estados brasileiros que obteve um grande avanço na educação. Quando vi este mapa, confesso, que fiquei muito emocionado. Era o que mais queria. Contribuir para melhorar a educação em nosso Estado. Corra o olho no mapa e veja Pernambuco, aquela tripinha estreita no Nordeste e nos Estados do Sudeste brasileiro. Não significa que tudo esteja pronto e acabada, apenas, um avanço que deve ser continuado pelos próximos governadores. Ter na educação verdadeira devoção, amor, patriotismo e só assim, construiremos uma geração de crianças e jovens melhores do que a nossa geração. Eu queria que os candidatos a governadores, nesta campanha, vissem este mapa, olhassem pra ele e deixassem esta ilha azul da Amazônia, que é Rondônia, entrar em seus corações. A educação não pode ser politizada, ali, deve estar os melhores técnicos, isentos de influência política, a politicagem de carguismos que enoja o país e em nada contribui para a melhoria progressiva da educação. É preciso compromisso. Vontade política, amor pela pátria e competência. É isto gente.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.