RONDONOTICIAS quarta-feira, 14 de abril de 2021 - Criado em 11/10/2001

Lenha na Fogueira: Agnaldo Timóteo


Por Lenha na Fogueira - Zekatraca

04/04/2021 12:06:38 - Atualizado

O cantor Agnaldo Timóteo, uma das vozes mais conhecidas da música romântica brasileira, morreu de Covid, após 18 dias de internação, neste sábado (3) no Rio. Ele tinha 84 anos.

O cantor iniciou a carreira na década de 1960 e se consolidou com canções românticas. Na política, teve mandatos como deputado federal e vereador em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Agnaldo estava internado desde o dia 17 de março na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio. Médicos acreditam que o artista de 84 anos contraiu o coronavírus no intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina.

AGNALDO TIMÓTEO – UMA HISTÓRIA EM PORTO VELHO.

No início da carreira, meado dos anos de 1960, Agnaldo foi contratado para se apresentar num show em Rio Branco (AC).

Naquele tempo, as viagens de avião entre nossa Região e o Sudeste eram muito raras. Apesar de contarmos com a empresa aérea Cruzeiro do Sul.

Não sei se o empresário do Agnaldo queria vender show do cantor em Porto Velho após o espetáculo em Rio Branco (AC).

Só sei que veio para Porto Velho, mesmo sem ter fechado nenhum show na capital do Território Federal de Rondônia.

Agnaldo ficou hospedado no Porto Velho Hotel onde logo na primeira noite, encontrou um amigo que havia conhecido no Rio de Janeiro o Jair também conhecido como "Macaco Xirrado", Jair irmão da dona Margarida Rocha esposa do Dr. Rochilmer Rocha. Lembrando que "Macaco Xirrado", fazia parte da nossa turma, ou melhor, da turma do Bar do Canto.

E passou a ciceronear Agnaldo Timóteo em nossa cidade, acontece que naquele período, está acontecendo o campeonato de Futebol de Salão, cujos jogos, aconteciam todas as noites na Quadra da 3ª CIA. De Fronteira, na José Bonifácio com a Duque de Caxias. As partidas do campeonato passaram a ser o ponto de encontro do Agnaldo com a nossa turma, todas as noites.

Agnaldo ficou em Porto Velho por mais de dez dias e por mais que os promotores de eventos tentassem, não conseguiram encaixar um show do artista que estava despontando. Era o tempo do sucesso "A Casa do Sol Nascente".

Agnaldo Timóteo foi embora sem que conseguíssemos ouvi-lo cantar, pelo menos naqueles dias, em Porto Velho.

Depois de alguns anos, Agnaldo voltou a Porto Velho, agora contratado pelo radialista Lucivaldo Sousa e se apresentou num show que aconteceu na Pizzaria Roda Viva que a época, funcionava a rua Norte Sul (Rogério Weber) com a Alexandre Guimarães em frente ao "Amarelinho" no bairro Baixa da União, aí, para conseguir aplaudir o vozeirão do Agnaldo, tivemos que desembolsar uma grana 'preta'.

Agnaldo Timóteo Pereira, mais conhecido como Agnaldo Timóteo, nasceu em Caratinga no interior de Minas Gerais, em 16 de outubro de 1936.

Na manhã de hoje o radialista Lucivaldo Sousa durante seu programa na Rádio Cultura 107,9 FM, entre as 8 e 12 horas, vai homenagear o cantor através do Tributo ao Agnaldo Timóteo. Pode contar que não perderei.

Agnaldo Timóteo jamais deixará de ser sucesso como um dos cantores românticos do Brasil. Descansa em PAZ!


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.