• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Porto Velho sedia Exposição de fotografia e multimídia na Casa Ruante nessa quinta

Evento será aberto ao público a partir das 19h30


Assessoria

Publicada em: 01/04/2019 17:11:56 - Atualizado

PORTO VELHO RO - As exposições fotográficas e de multimídia “O Amor é Filho do Tempo” e “Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos”, ambas do Coletivo Madeirista, serão abertas nesta quinta-feira (4/4), às 19h30, na Casa Ruante, localizado na Rua José Bonifácio -1295, entre as avenidas Calama e Abunã. 

“É uma mostra que fala de amor e vida”, afirmou Elizabete Christofoletti, integrante do Coletivo. A classificação é acima dos 16 anos. A classificação é acima dos 16 anos.Entrada franca.

Na programação de abertura terá uma cena de Hamelet Machinin, interpretada por atores do Teatro Ruante; performance teatral de “Nós Que Aqui Estamos”, com Junior Lopes; intervenção musical de Bira Lourenço na peça Requiem, de Brahams, e interpretação musical do samba “O Amor é Filho do Tempo”, com a banda Zazumbeats.

O trabalho fotográfico “Nós Que Aqui Estamos por Vós Esperamos” foi contemplado com o prêmio de fotografia Dana Merril/2017, promovido pela Superintendência Estadual de   Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

As mostras de fotografia e multimídia ficarão abertas o público até o dia 19 deste mês (abril), das 16 às 20 horas.  “A instalação da exposição é toda sensorial para que os sentidos daqueles que a visitam sejam ativados”, observou Elizabete Christofoletti, que assina  “O Amor é Filho do Tempo”.

Cronograma

As duas exposições são, para melhor entender, divididas em nove estações. A primeira é o rito de entrada, onde o visitante passa por seis tapetes, entre eles, o de água, de tampinhas de garrafa (que representa o contato com a dor) e o de pedra, que configura a capacidade de transformação; a segunda é a “Parangolé” (feito com fitas de cetim e guizos), a terceira é “Formas Sociais de Amar’ (As cenas são produzidas com bonecos pequenos de plásticos);

A quarta estação é a de “Monóculos e a Cama de Hamelet (Esta é totalmente interativa, onde a pessoa, caso queria, poderá deitar na cama e contracenar na cena de “ Amor e Desamor”,  de Hamelet e Ofélia); a  quinta é  “ O Olho da Alma” (Momento em que o visitante olha para dentro de si de maneira reflexiva); na sexta estação ocorre o  “Encontro com Dionízio”, com a música “Comida e Bebida”, que representa a transformação.

Já na sétima estação, a pessoa confronta com a possibilidade de morte e da vida em “Nós Que Aqui Estamos por Vós Esperamos”; na oitava estada o visitante se defronta com imagens de pessoas que já se foram e de frases de outras que estão próximas da morte.

 “A ideia é que pensemos no tempo e na dádiva que é a vida”, declarou Elizabete. Por fim, a nona estação é formada por um longo corredor para que a o visitante volte a si e reflita em relação a tudo que sentiu e viu nas duas exposições.

Serviço

Assunto: Exposição de Fotografia Multimídia

Data: De 4 a 19 de abril

Horário: Das 16 às 20 horas

Local: Casa Ruante

Endereço: Rua José Bonifácio, 1295 (Entre Calama e Abunã - proximo ao CNA)

Valor: Gratuito

Informações: 3224-2070


Fale conosco