• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Nova temporada da peça‘ A Borracheira’ neste mês de março

A pesquisa tem como ponto de partida o livro: Seringueiros da Amazônia...


roaovivo

Publicada em: 10/03/2020 20:50:38 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: O grupo ‘O Imaginário” retorna com nova temporada da peça “A Borracheira”, de 20 a 22 deste mês, às 20 horas, no Tapiri. A participação é gratuita. Em cena, humanos despidos de seus gêneros narram memórias e interpretam histórias, que se passam no seringal em meio da floresta Amazônica.

Buscando refletir o humano e suas relações, trazendo reflexões sobre temas importantes como a atuação das mulheres e o silenciamento de suas vozes, as questões de justiça e poder, além de questionar o próprio sentido da vida. Experimentações dramatúrgicas e reflexões socioculturais suscitadas durante a pesquisa “Memórias poéticas: sobreviventes do crescimento das árvores”. 

Tendo como inspiração o caos e a fantasia que permearam os seringais às margens de rios de no Vale do Guaporé. “A Borracheira” sintetiza as energias boas e ruins contidas nas histórias dos seringais com o intuito para transportar o espectador para outro universo, onde as sensações instigadas pelas histórias, movimentos e sons emitidos pelos corpos em cena são viscerais.

Elenco O elenco é formado pelo ator: Edmar Leite e pelas atrizes: Zaine Diniz, Flávia Diniz e Taiane Sales, com Dramaturgia de Daniel Graziane, Dramaturgia sonora de Bira Lourenço, preparação corporal de Andréa Melo, preparação vocal e direção de texto de Babaya Morais (MG), Figurino: Zaine Diniz, execução de cenário: Ismael Barreto e Young Bloom, registro e programação visual de Ediér William e Direção, cenográfica e luz de Chicão Santos. 

Sobre o Projeto Projeto Memórias Poéticas: Sobreviventes do Crescimento das Árvores, contemplado pelo edital Rumos 2017/2018. Estudo e pesquisa cênica de narrativas de mulheres que viveram e vivem em ambiente extremamente hostil e dominados pelo "pensamento-homem" nos seringais do Vale do Guaporé, no Estado de Rondônia. 

A pesquisa tem como ponto de partida o livro: SERINGUEIROS DA AMAZÔNIA - SOBREVIVENTES DA FARTURA, do Professor Doutor NILSON SANTOS, com construção dramatúrgica de Daniel Graziane, pesquisa sonora e manipulação de sons de Bira Lourenço, baseados em processos já iniciados ao longo dos últimos anos no O Imaginário e ainda a colaboração de Nilson Santos, Elisabete Christofoletti e Nilza Menezes. 

Finalizando num espetáculo contemporâneo, abordamos temas importantes como as questões de justiça e poder, relação de gênero e o universo feminino, bem como uma reflexão do próprio sentido da representação cênica e da atuação das mulheres. 

O estudo, a pesquisa e a montagem, em si, buscam qualidades teatrais e excelências artísticas, valorizando a dramaturgia regional numa leitura contemporânea, contribuindo para o aprofundamento estético no trabalho. Visa ainda colaborar diretamente para o exercício da diversidade cultural, a começar por uma ação cênica distinta em Rondônia. 

O projeto quer gerar trocas profissionais artísticas e intercâmbios necessários a isso, visando também à formação de público, renda aos artistas participantes e fortalecimento do teatro da Amazônia. Conheça “O Imaginário” Desde sua criação em 2005 a principal ação do O Imaginário é discutir o teatro, o público e a cidade, ação estratégica para o desenvolvimento de conceitos que asseguram a luta por um teatro insurgente e pela promoção do acesso do cidadão a arte como um direito social. 

O Imaginário luta para manter viva as suas práticas de levar o teatro em todos os lugares, promover trocas com outros coletivos e compartilhar estudos, pesquisa e investigação, inovando e transgredindo a relação do teatro, mantendo o fortalecimento do fazer teatral no panorama Amazônico. O Imaginário assume um lugar de destaque em suas pesquisas e em seus projetos.

Em 2010, pelo Palco Giratório, do SESC, com o espetáculo Filhas da Mata, circulou por mais de 20 cidades brasileira, 12 Festivais, compartilhando nas experiências com diferentes grupos e pessoas. Em 2012 participou da VII Mostra Latino Americana de teatro de grupos, com foco: a mulher na cena, organizada pela Cooperativa Paulista de Teatro. Realizou outras grandes circulações: em 2007, pelo Prêmio Funarte Petrobras, nos estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso e 2010 uma Jornada pelos Rios da Amazônia, saindo de Porto Velho e finalizando em Manaus. 

Já em 2013 foi realizada a Caravana denominada “Pelos Trilhos de Rondon 100 anos de história” (17 cidades de Rondônia e Mato Grosso) aprovado no Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2012 e no mesmo ano, com enorme sucesso foi realizada, nas cidades de São Luís (MA) e João Pessoa (PB), a circulação do espetáculo: Varadouro, selecionado pelo Edital Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

A


Fale conosco