• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Dieta semi-vegetariana com consumo de peixe pode reduzir o risco de câncer


Rondonoticias

Publicada em: 31/03/2018 09:20:50 - Atualizado

A carne vermelha é cada vez mais alvo de polêmica. Alguns estudos de fato relacionam o consumo da carne processada e dos embutidos com o maior risco do desenvolvimento de câncer, em especial o colorretal. Mas até onde isso é verdade? O que mostram os estudos? No dia em que tradicionalmente a ingestão de peixes é incentivada, a Sexta-feira da Paixão, confira se a alimentação vegetariana ou apenas com consumo de peixe pode ser melhor para a saúde.

Em estudo, pesquisadores da Universidade Loma Linda, na Califórnia, analisaram os hábitos alimentares de mais de 70 mil pessoas. Aqueles que comiam uma dieta vegetariana tinham um risco 22% menor de câncer colorretal do que aqueles que não eram vegetarianos. Entre aqueles que comeram uma dieta “semi-vegetariana”, a redução no risco foi ainda maior, de 43%. Apesar de controversa, a dieta “semi-vegetariana” que inclui peixes e outros frutos do mar, é chamada de dieta pescetariana, mas pode ser melhor compreendida como uma dieta parecida com a do mediterrâneo.

Os resultados foram publicados na revista JAMA, segundo o pesquisador Dr. Edward Giovannucci, professor de nutrição em Harvard, estes padrões dietéticos (vegetarianismo e semi-vegetarianismo) podem diminuir os hormônios insulina e IGF-1, ligados ao câncer colorretal, em comparação com a dieta tradicional.


Por que comer peixe?

Segundo a nutricionista Luna Azevedo, “ingerir mais alimentos vegetais fornece nutrientes benéficos para nosso organismo como folato, cálcio e fibras, que podem ajudar, principalmente, na proteção e no desenvolvimento de uma microbiota intestinal anti-inflamatória. Há uma íntima relação das bactérias do nosso trato gastro-intestinal com as células do sistema imune, e o que comemos pode interferir positivamente ou não nesse microambiente". Mas parece também haver um benefício ligado ao consumo do peixe. Isso porque os peixes são ricos em ácidos graxos Ômega-3, que podem ser anti-inflamatórios. Além disso, enquanto uma dieta vegetariana tem muitos aspectos bons, ela pode ser baixa em vitamina D e o peixe é uma das poucas fontes naturais da vitamina D.



Fale conosco