• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

O Presidente Michel Temer anuncia Ivan Monteiro o novo presidente da Petrobrás


G1

Publicada em: 02/06/2018 09:25:51 - Atualizado

BRASIL - O presidente Michel Temer anunciou nesta sexta-feira (1º) Ivan Monteiro como presidente da Petrobras e afirmou que não haverá interferência na política de preços da estatal.

Temer fez um pronunciamento (leia a íntegra ao final desta reportagem) no Palácio do Planalto após Ivan Monteiro aceitar o convite para assumir o comando da Petrobras. Antes do anúncio, Monteiro se reuniu com o presidente, informou o colunista do G1 e da GloboNews Valdo Cruz.

Mais cedo, nesta sexta, Pedro Parente pediu demissão da presidência da estatal.

"Comunico que, escolhido hoje como interino, Ivan Monteiro, que é diretor da Petrobras, será recomendado ao Conselho de Administração para ser efetivado na presidência da Petrobras", afirmou o presidente.

"Eu aproveito para reafirmar que meu governo mantém o compromisso para recuperação de a saúde financeira da companhia nestes dois anos. [...] Declaro também que não haverá qualquer interferência na política de preços da companhia", acrescentou Temer no pronunciamento.

Os frequentes e até diários reajustes nos preços dos combustíveis, decorrentes da atual política da estatal, estiveram entre os principais fatores que motivaram a greve dos caminhoneiros.

Desde julho do ano passado, a Petrobras promove os reajustes com base na variação do dólar e dos preços do petróleo no mercado internacional.

Política de preços

Mais cedo, nesta sexta, o Ministério de Minas e Energia divulgou uma nota na qual afirmou que a Petrobras tem "total autonomia" para definir a política de preços dos combustíveis.

A pasta acrescentou, contudo, ser preciso criar um mecanismo para "proteger" o consumidor da "volatilidade" do mercado.

Segundo a colunista do G1 Andréia Sadi, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, pressionou Pedro Parente durante a greve dos caminhoneiros, queixando-se da política de preços da estatal.

O secretário-executivo da pasta, Marcio Felix, contudo, nega que tenha havido pressão sobre Pedro Parente.

Polêmica

Na última quarta (30), a Presidência da República divulgou uma nota para afirmar que o governo vai "preservar" a política de preços da Petrobras.

A nota foi divulgada diante da polêmica em torno de uma declaração de Temer na qual o presidente afirmou que o governo pode reexaminar a política.

Segundo o Blog do Valdo Cruz, a fala do presidente gerou confusão no mercado e na própria estatal, levando Temer a chamar a equipe de comunicação para definir qual medida tomar.

Íntegra

Leia abaixo a íntegra do pronunciamento de Temer:

Comunico que escolhido hoje como interino Ivan Monteiro, que é diretor da Petrobras, será recomendado ao Conselho de Administração para ser efetivado na presidência da Petrobras.

Eu aproveito para reafirmar que meu governo mantém o compromisso para recuperação de a saúde financeira da companhia nestes dois anos.

Portanto, continuaremos com a política econômica que, nestes dois anos, retirou a empresa do prejuízo e a trouxe novamente para o rol das mais respeitadas do Brasil e do exterior.

Declaro também que não haverá qualquer interferência na política de preços da companhia.

Ivan Monteiro, naturalmente, é a garantia de que este rumo permanece inalterado. Eu, naturalmente, desejo e tenho certeza do sucesso da gestão do novo presidente.

E tenho certeza também que sua diretoria, funcionários e colaboradores alcançarão excelentes resultados para os acionistas e para todos os brasileiros.

Aproveito também para registrar um agradecimento ao ex-presidente Pedro Parente pela sua extraordinária dedicação. A recuperação da Petrobras veio para ficar.

É neste contexto que Ivan Monteiro é recomendado para a presidência da Petrobras a ser examinado pelo Conselho de Administração.


Fale conosco