RONDONOTICIAS quinta-feira, 15 de novembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

Imagem de gêmeas após cirurgia de separação é divulgada por hospital

As irmãs, de dois anos e três meses, ainda estão Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se recuperam


Notícias ao Minuto

01/11/2018 10:13:04 - Atualizado


Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) divulgou nesta quarta-feira (31) uma imagem das irmãs gêmeas que nasceram unidas pela cabeça, no Ceará. É a primeira foto das duas depois da cirurgia que as separou de forma definitiva. 


As irmãs, de dois anos e três meses, ainda estão Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se recuperam. Mas Maria Ysabelle e Maria Ysadora evoluiram e já respiram sem ajuda de aparelhos.

A operação para separá-las contou com cerca de 40 profissionais. As gêmeas estão em Ribeirão Preto com os pais desde fevereiro. 

O CASO

O processo foi tão complexo que teve a ajuda do neurocirurgião americano James Goodrich, do Montefiore Medical Center, de Nova York, um dos maiores especialistas do mundo.

Como lembra a Folha de S. Paulo, a primeira cirurgia foi ocorreu no dia 17 de fevereiro deste ano. três meses depois, as irmãs passaram pela segunda. 

Após meses de recuperação, em agosto, ocorreu o terceiro procedimento, que foi considerado como o mais complexo. Nessa cirurgia, elas saíram com os cérebros praticamente separados. Ainda em agosto, elas foram submetidas a implantação de expansores subcutâneos para dar elasticidade à pele.

No último domingo (28), as irmãs fizeram uma nova cirurgia, para se separarem de maneira definitiva. 



Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.