• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Presidente da Nissan preso por sonegação fiscal no Japão nasceu em Rondônia

Segundo investigação interna da Nissan, Carlos Ghosn "declarou durante anos renda inferior ao valor real"


Publicada em: 19/11/2018 09:35:38 - Atualizado

O executivo franco-brasileiro de origem libanesa, natural de Rondônia, Carlos Ghosn, presidente do Conselho de administração da montadora japonesa Nissan, foi preso nesta segunda-feira, 19, em Tóquio, acusado de fraudar o Fisco japonês. 

Carlos Ghosn também é atual diretor-geral e presidente do grupo Renault, foi presidente e diretor executivo da empresa japonesa Nissan, presidente de Mitsubishi Motors e presidente da fabricante automobilística russa AvtoVAZ. 

O empresário de 64 anos, nasceu no dia 9 de março de 1954 em Guajará-Mirim.

Segundo as autoridades locais, a remuneração de Ghosn totalizou 1,1 bilhão de yens, aproximadamente 9,7 milhões de dólares, no ano fiscal de 2016. No período seguinte, ele reportou uma remuneração de 730 milhões de yens, uma redução de 33%.

Ghosn era executivo da Renault antes de assumir a presidência da Nissan, em 1999, após a japonesa vender uma parte sua para a montadora francesa.

Em 2005, após um forte crescimento da Nissan, ele assumiu a presidência também da Renault. Ele também comandou a japonesa Mitsubishi, após a compra desta pelo conglomerado Nissan-Renault.

Fonte: vejaabril


Fale conosco