• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de abril de 2024

Operação cumpre 266 mandados de prisão em 14 estados e DF contra PCC e CV

Ação conta com a participação de 35 guarnições das Polícias Civil e Militar


Publicada em: 04/12/2018 12:08:48 - Atualizado

BRASIL - Uma ação integrada do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público cumpre, nesta terça-feira (4), 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão no Distrito Federal e em 14 estados.

A Operação, que une os Gaecos (Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) de todo o país, busca prender integrantes das facções criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital), CV (Comando Vermelho), TCP (Terceiro Comando Puro), ADA (Amigo dos Amigos), Primeiro Comando de Vitória e Okaida RB.

Segundo Mário Luiz Sarrubbo, subprocurador-geral de justiça do Ministério Público de São Paulo, em São Paulo são 59 mandados de prisão. “Em São Paulo, sempre com apoio das polícias civil e militar, trabalhamos em pelo menos 59 mandados de prisão e outros dez de busca e apreensão. Os alvos aqui são todos do PCC”, disse ao UOL.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo, as operações acontecem, simultaneamente, em 14 estados, além do Distrito Federal: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

“O Ministério Público brasileiro, por meio dos grupos, vem adotando medidas eficientes no desmantelamento e prisão dos principais líderes das facções criminosas presentes em território nacional. É uma luta baseada na inteligência e com foco na desestruturação desses organismos criminosos violentos. Vamos vencer, tenho certeza disso “, disse Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, procurador-geral de justiça de Alagoas e coordenador do Grupo Nacional.

São Paulo

As ações acontecem em Americana, Arujá, Cerquilho, Guarulhos, Hortolândia, Jaboticabal, Limeira, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio das Pedras e Santa Bárbara D’Oeste.

Rio de Janeiro

Em Macaé, a Operação Falkland, cumpre mandados de prisão preventiva de oito denunciados por associação para o tráfico e comércio de drogas, com emprego de arma de fogo.

Espírito Santo

A operação cumpre 13 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão contra integrantes de organizações criminosas nas cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Santa Catarina

Foram expedidos pelo Poder Judiciário 66 mandados de prisão preventiva e 64 de busca e apreensão, sendo 52 de cada em Santa Catarina. 

Tocantins

A operação realiza inspeção na Casa de Prisão Provisória de Palmas, com a finalidade de apreender armas, drogas, explosivos, aparelhos de comunicação móvel e cadastros de faccionados.

Alagoas

São cumpridos 13 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Maceió e em São Miguel dos Milagres, localizado no litoral norte do estado, todos expedidos pela 14ª Vara Criminal da Capital. Os alvos têm ligação com o PCC. Eles são acusados crimes como homicídios e tráfico de drogas. A ação também se estendeu até a cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, onde um dos acusados de praticar crimes estava escondido. 

A operação conta com a participação de 35 guarnições das Polícias Civil e Militar.

Fonte: uol


Fale conosco