• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Ministério Público de Goiás pede prisão preventiva do médium João de Deus

Acusado já soma mais de 200 denúncias de abuso sexual


e.com

Publicada em: 12/12/2018 18:26:57 - Atualizado

ABADIÂNIA (GO) — O médium João de Deus, acusado de abusar sexualmente de mulheres em atendimentos espirituais, teve a prisão preventiva decretada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), nesta quarta-feira (13).

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa dele, que não comentou a decisão dos promotores.

Desde a última sexta-feira (07), João tem sido alvo uma série de denúncias de violência sexual. Mulheres de 10 unidades da Federação denunciaram ao Ministério Publico de Goiás (MP/GO) 206 abusos.

Uma delas procurou a Polícia Civil em Abadiânia. Para preservar a mulher, os detalhes do caso estão em sigilo. Duas delas são do exterior: uma dos Estados Unidos, outra, da Suíça.

Nesta quarta-feira, João fez sua primeira apariação pública após as denúncias. Às 9h40, o médium chegou a Abadiânia para atendimentos na Casa Dom Inácio de Loyola. Minutos depois, ele deixou o local amparado por advogados, funcionários e pessoas que se identificaram como médicos, segundo os quais ele passou mal durante o início dos trabalhos espirituais.  

Dentro da casa, o médium goiano disse que está à disposição da Justiça brasileira. "Irmãos e minhas queridas irmãs, agradeço a Deus por estar aqui. Quero cumprir a lei brasileira. Estou nas mãos da Justiça. O João de Deus ainda está vivo", declarou.

Repórteres e cinegrafistas que aguardavam João de Deus no local foram agredidos com socos e até mordidas. Alguns seguidores do médium ameaçaram os profissionais de imprensa.

"Vocês terão câncer e voltarão todos aqui para se curar. Você se arrependerão do que estão fazendo", gritava uma mulher. "Lamentamos o que aconteceu, não é de nosso costume, mas foi uma situação que saiu do controle", comentou Cláudio Prujar, voluntário da Casa Dom Inácio que ficou responsável por atender a imprensa. 

João de Deus deixou Abadiânia logo após o almoço. Acompanhado de assessores, seguranças, advogados e de pessoas próximas, ele deve retornar ao município nesta quinta-feira. Existe a possibilidade de ele conceder uma entrevista coletiva. Os detalhes ainda não foram acertados.

O médium está medicado e sendo acompanhado por médicos. "Ele está muito abalado. Não está acostumado com esse tipo de agitação. Graças a Deus ele tem boa saúde, mas está muito abalado", destaca um interlocutor do médium, que pediu para não ter o nome divulgado.

Mesmo com a presença dele, não houve movimentação em sua casa, em um bairro no centro do município. A organização da Casa de Dom Inacio de Loyola já prepara um plano para a segurança dos atendimentos de amanhã. Uma das ideias é não liberar o acesso da imprensa.


Fale conosco