• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Tiro que matou Ágatha partiu de arma de PM, conclui inquérito

Polícia indiciou o cabo por homicídio doloso, quando há intenção de matar, porque houve 'erro de execução' por parte do agente; inquérito foi encaminhado ao Ministério Público


O Estado de S.Paulo

Publicada em: 19/11/2019 11:50:18 - Atualizado

RIO DE JANEIRO - O tiro que matou a menina Ágatha Félix, de 8 anos, partiu da arma de um policial militar, segundo inquérito concluído pela Delegacia de Homicídios. O cabo foi indiciado por homicídio doloso, quando há a intenção de matar, porque, de acordo com a investigação, houve um “erro de execução” por parte do agente. O relatório foi enviado ao Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ).

Ágatha estava dentro de uma Kombi, no Complexo do Alemão, em 20 de setembro, quando foi atingida pelo fragmento de um projetil. Ela chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento do Alemão (UP) e transferida para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos. Na ocasião, os parentes da menina já apontavam a PM como responsável pela morte.

O inquérito tomou como base depoimentos de testemunhas, de policiais militares em serviço na Unidade de Polícia Pacificadora da região, que estavam no local do crime, diversas perícias e o laudo da reprodução simulada, realizada em outubro.

O resultado dessa perícia aponta que houve erro de execução por parte do PM. Segundo as investigações, o policial tentou atingir dois traficantes que passavam em uma moto, mas o projétil ricocheteou e atingiu Ágatha no interior do veículo. A Polícia Civil pediu o afastamento do cabo da UPP e a proibição de contato com testemunhas do caso.

Adegilson Félix e Vanessa Sales, pais de Ágatha Vitória Sales Félix
Adegilson Félix (de camiseta branca) e Vanessa Sales durante o enterro da filha, Ágatha Vitória Sales Félix, morta após ser baleada no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio Foto: Silvia Izquierdo/AP

A PM informou que o agente já está afastado de suas atividades nas ruas. Em nota, a secretaria de estado informou que lamenta o “triste episódio” e reforça solidariedade à família de Ágatha. “Sobre a investigação, a corporação esclarece que está dando o apoio necessário à Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, e em paralelo segue a apuração interna através do Inquérito Policial Militar (IPM)”, conclui o texto.

Fale conosco