• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Epidemia: Organização Mundial da Saúde declara emergência global

Desde a última reunião da organização, na semana passada, número de casos confirmados do novo vírus na China saltou de 571 para 7.711


R7

Publicada em: 30/01/2020 15:22:42 - Atualizado


BRASIL - A OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu nesta quinta-feira (30) declarar emergência internacional de saúde devido à epidemia de um novo tipo de coronavírus que atinge a China. O país asiático já registrou quase 8.000 infectados e 170 mortes.

Casos da doença também foram registrados em 20 localidades fora da China. Não houve mortes em outros países até o momento.

Com o novo status, a agência das Nações Unidas vai padronizar as recomendações para todos os países, com o objetivo de prevenir ou reduzir a propagação transfronteiriça da doença, mas também evitando interferência desnecessária no comércio e nas viagens.

Na semana passada, o comitê da OMS havia decidido que ainda era prematuro para declarar emergência. No entanto, após a última reunião, na quinta-feira (23), o número de casos confirmados na China saltou de 571 para mais de 7.700.

Em comunicado à imprensa, nesta tarde, o presidente da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a situação é "sem precedentes", mas elogiou os esforços que a China tem feito para conter a epidemia. 

Ele viajou nesta semana à China, onde se encontrou com o presidente Xi Jinping. "Eu voltei muito impressionado. Eu nunca vi na minha vida esse tipo de mobilização", afirmou, citando como exemplo a construção de um grande hospital em Wuhan em apenas dez dias.

O presidente da OMS ainda ressaltou que a declaração de emergência" não é um voto de não confiança na China, pelo contrário, a OMS continua a ter confiança na capacidade da China de controlar o surto".

"Essa declaração não é porque a China não está fazendo o que pode — está até fazendo mais do que deveria fazer. Isto é para proteger especialmente países com sistemas de saúde mais fracos e prepará-los para isso."

Ele acrescentou que "a OMS não recomenda e, na verdade, se opõe a qualquer restrição a viagens e negócios em relação à China". 

Embora a OMS não tenha autoridade legal para sancionar os países, agora poderá pedir aos governos que justifiquem cientificamente quaisquer restrições de viagem ou comércio que eventualmente sejam impostos durante a emergência internacional.

"Este é o momento de fatos, não de medo; este é o momento para evidências, não rumores; este é o momento para solidariedade, não estigma", declarou Ghebreyesus.

Desde 2009, a organização declarou emergência internacional de saúde em cinco ocasiões: pandemia de gripe suína (H1N1), em 2009; ebola na África ocidental; poliomielite, em 2014; zika, em 2016; e o atual surto de ebola na República Democrática do Congo.

Casos concentrados na China

O último levantamento da OMS sobre a epidemia do novo coronavírus mostra que de 7.818 casos registrados em todo o mundo, apenas 82 ocorreram fora da China (em 18 países).

Houve até agora 170 óbitos, todos na China continental. "Os números [de casos fora da China] continuam relativamente pequenos, quando comparados aos números da China. A vasta maioria dos casos na China tem histórico de viagem com Wuhan [cidade epicentro da epidemia]", observou o presidente da OMS.


Fale conosco