RONDONOTICIAS quinta-feira, 18 de outubro de 2018 - Criado em 11/10/2001

SP: 2017 teve alta de 35% em casos de abuso sexual no transporte público


Noticias ao minuto

12/01/2018 08:57:50 - Atualizado

BRASIL- Entre janeiro e dezembro de 2017, foram registrados pela Polícia Civil 464 casos de abuso sexual no transporte público na cidade de São Paulo. O aumento em relação ao ano anterior foi de 35%, quando foram feitos 343 boletins de ocorrência. Os dados foram obtidos pela 'GloboNews' com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) via Lei de Acesso à Informação.

Como explica a publicação, os números abrangem todos os boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil de São Paulo referentes a atentado violento ao pudor e crimes contra a dignidade sexual, como estupro.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) explica que não é possível dizer se houve crescimento no número de casos ou no registro de denúncias. O aumento "se deve às intensas e regulares campanhas de conscientização desenvolvidas pelo Metrô e pela CPTM, bem como ao movimento de empoderamento feminino em curso no país e no mundo, que têm encorajado as vítimas a procurar as autoridades", afirma a STM.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que 124 pessoas foram presas na cidade de São Paulo por crimes contra a dignidade sexual no transporte coletivo. A pasta aproveita para frisar a importância do registro de ocorrências do tipo.

"A SSP reafirma ser de extrema importância o registro pela vítima do boletim de ocorrência para que o crime seja investigado e os autores punidos", diz a nota.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.