• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Praias e estabelecimentos descumprem regras contra a Covid-19

Praias em Itajaí e Imbituba tiveram muitos banhistas, mesmo sendo proibido. Em Chapecó e Blumenau, bar e casa noturna foram fechados.


G1 SC e NSC

Publicada em: 10/04/2021 22:54:55 - Atualizado

Banhistas na Praia Brava neste sábado (10); regras em SC proíbem permanência em loais públicos — Foto: Dagmara Spautz/NSC

BRASIL: Apesar de regras sanitárias vigentes para tentar conter o avanço da Covid-19, Santa Catarina registrou flagrantes de descumprimento ao decreto estadual em vigor tanto em praias quanto em estabelecimentos.

Na tarde deste sábado (10), muitas pessoas procuraram a praia Brava em Itajaí, no Vale, sendo que permanência e concentração de pessoas são proibidas. Além disso, havia pessoas sem máscara e também sem o distanciamento recomendado por especialistas.

Em Imbituba, no Litoral Sul do estado, houve fiscalização, mas houve também flagrantes de pessoas nas praias descumprido as regras estaduais, segundo a prefeitura.

Já em Balneário Camboriú,no Litoral norte catarinense, a praia central estava praticamente vazia, mas fiscais de forças de segurança precisaram orientar algumas pessoas que estavam na faixa de areia a deixarem a praia.

Fiscais orientaram banhistas em Balneário Camboriú neste sábado — Foto: PMBC/Divulgação

Na capital, a Guarda Municipal também esteve em algumas praias orientando banhistas. Nas duas cidades, há fiscalização também em estabelecimentos.

Em Chapecó, no Oeste catarinense, um local que estava funcionando após o horário previsto foi fechado e autuado na noite de sexta-feira (9) pela Guarda Municipal. Já em Blumenau, no Vale do Itajaí, uma casa noturna foi interditada na quinta (8) (veja os detalhes mais abaixo).

Em Florianópolis, beach club e um clube foram interditados neste sábado (10) por descumprir regras sanitárias, mas são referentes a ocorrências entre o fim do ano e o carnaval. As últimas irregularidades constatadas nesses locais seguem em análise pela vigilância sanitária.

Com 12 das 16 regiões de saúde em situação gravíssima por causa do coronavírus, na sexta-feira (9) o governo de Santa Catarina publicou novo decreto prorrogando pela segunda vez medidas restritivas para tentar frear o avanço da doença. As determinações valem até a madrugada de 26 de abril.

As regras, incluem a proibição do funcionamento de casas noturnas e prevê que restaurantes e bares só poderão funcionar das 10h às 22h.

É proibida a circulação de pessoas em lugares públicos, como praias, parques e praças. Só está permitido ir a esses locais para a prática de exercícios físicos de forma individual.

O uso de máscara também é obrigatório, com multas de R$ 500 para quem descumprir o uso em espaços fechados. Em caso de reincidência, esse valor é dobrado, ficando em R$ 1 mil.

Santa Catarina tem 12 das 16 regiões do estado em risco gravíssimo por causa da doença. Com mais de 834 mil diagnósticos positivos e 11,9 mil óbitos, a taxa de ocupação em leitos de UTI adulto pelo Sistema Único de Saúde está em 98,43%.

Chapecó

Na maior cidade do Oeste catarinense, a guarda municipal recebeu denúncias de que um estabelecimento estava funcionando além do horário permitido, que era 22h.

Estabelecimento estava funcionando após o horário permitido, segundo a Guarda Municipal — Foto: Guarda Municipal de Chapecó/Divulgação

Segundo guarda municipal, o proprietário do local estava alterado e passou a discutir com a guarnição, proferindo ofensas. Ele foi contido pelos próprios funcionários. O local foi fechado pelos agentes e autuado pela guarnição.

Blumenau

Na noite de quinta-feira (8), uma casa noturna situada na região central de Blumenau, no Vale do Itajaí, foi interditada por agentes da vigilância sanitária. O local, segundo a equipe, não respeitou às regras de horário de funcionamento e comercialização de bebidas alcoólicas, além de local funcionar como casa noturna, atividade esta que segue proibida conforme decreto estadual.

Estabelecimento em Blumenau foi interditado por 15 dias — Foto: Prefeitura de Blumenau/Divulgação

As forças de segurança tiveram que fazer duas visitas ao local. A primeira abordagem foi orientativa e ocorreu no início da noite. Entretanto, após nova denúncia, verificou-se que o estabelecimento estava infringindo as determinações e registrando aglomeração de pessoas e o não uso de máscaras.

Um campo de futebol, onde acontecia uma confraternização de pessoas com consumo de bebida alcoólica, também foi interditado pelas equipes.






Fale conosco