• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Galeria de prefeitos de Porto Velho é inaugurada no ‘prédio do relógio’

Trabalho cultural tem objetivo de resgatar a história da cidade por meio das fotografias dos gestores


Comdecom

Publicada em: 19/06/2019 09:56:37 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Com a reinauguração do ‘prédio do relógio’, o prefeito Hildon Chaves também inaugurou uma galeria contendo fotografias dos prefeitos e administradores de Porto Velho, desde quando a região pertencia ao estado do Amazonas.

A galeria, localizada no salão nobre do ‘Prédio do Relógio’, edifício inaugurado em 15 de janeiro de 1950 para ser a sede administrativa da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e que agora abriga a administração municipal, foi idealizada pela chefe do cerimonial da Prefeitura, Sandra Santos, com o apoio da diretora do Departamento Administrativo da Secretaria-Geral de Governo, Bianca Santos Varanda.

“Agradecemos a Andrea Benesby, responsável pela decoração, cor da parede, iluminação e escolha das letras, ao Ranieri Coelho, presidente da Fecomércio, Augusto Pelúcio e Cézar Zogbi, da Associação Comercial de Rondônia, ao deputado estadual Eyder Brasil, e ao superintendente do SEBRAE-RO, Daniel Pereira, além do prefeito Hildon Chaves. Todos eles contribuíram com doações para a nossa galeria”, disse Sandra Santos.

As fotos estão em ordem cronológica, começando pelo Major Fernando Guapindaia e demais administradores, quando Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas. Na sequência, os prefeitos nomeados na época do Território Federal do Guaporé. Por último, as fotografias dos prefeitos da cidade como capital do Estado de Rondônia, começando por Jerônimo Santana, o primeiro eleito pelo voto popular em 1985.

“Essa é a 1ª etapa de um trabalho cultural que está sendo feito aqui dentro do prédio, para resgate da nossa história, através das fotografias. Existem muitos detalhes ainda não concluídos. Inclusive, solicitamos que os descendentes daqueles que não têm fotografias ali, se tiverem alguma, que entrem em contato com o cerimonial para que possamos ampliar e melhorar a galeria”, salientou a responsável pelo cerimonial.

Outras obras

O Município também recebeu dos colaboradores uma fotografia gigante do ‘prédio do relógio’, da época de sua inauguração, que se encontra plotada no rol de entrada do edifício, além de fotos pequenas do prédio, com datas de 1950 a 1966, que foram fixadas na parede junto à escada que dá aceso ao piso superior, onde estar a Galeria de Prefeitos.


Fale conosco