• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Procon fiscaliza comércio de brinquedos em Porto Velho


Secom

Publicada em: 11/10/2019 15:25:06 - Atualizado



PORTO VELHO, RO - O Dia das Crianças é uma das datas mais esperadas pelo mercado, já que movimenta e aquece o comércio Rondoniense. Nessa época centenas de consumidores vãos as ruas em busca do melhor presente, mas a pressa em adquirir um brinquedo pode trazer dor de cabeça para muita gente. E é aí que entra o trabalho da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) que fiscalizou lojas e estabelecimentos garantindo a proteção do consumidor.


“Nós fizemos um levantamento de preços nas principais lojas de brinquedo da capital para que o consumidor saiba antecipadamente a média de preços dos brinquedos sem ser pego de surpresa, e até fiscalizar, casa haja  elevação nos números” explicou o gerente de fiscalização, Vitor Ferrare.                           

Além da tabela de preços, as equipes estão verificando a qualidade do brinquedo e se ele possui o selo do Inmetro que certifica que o mesmo não oferece riscos as crianças. “Nós temos seguido o que determinou o nosso coordenador Estevão Ferreira e o governador Marcos Rocha, de proteger a nossa população. Os estabelecimentos que vendem brinquedos de forma irregular recebem notificações, além de multas que variam de R$ 684 a R$ 10 milhões, além de apreensão do objeto”, alertou.

Dona Jusara aproveitou para olhar as tabelas e garantir o brinquedo da neta

O trabalho é realizado graças a implantação da Gerência de Fiscalização que ocorreu nesta gestão. Quem aprovou a iniciativa foi a Jusara Adriana e o Sidnei de Lima. Ambos são consumidores e pesquisam bastante antes de comprar um produto.

A Jusara diz que este ano com a correria acabou não tendo tempo de pesquisar, mas com o levantamento de preços realizado pelo Procon, fica tudo mais fácil. “Eu tento evitar deixar para a última hora, mas como já estamos aqui em Porto Velho vou aproveitar e dá uma olhada nos preços dos brinquedos” declarou.

Já Sidnei de Lima diz que primeiro gosta de ver a qualidade do produto, e ainda elogiou o trabalho das equipes de fiscalização. “Eu salvei uma criancinha de quatro anos que tinha engolido uma roda de um carrinho. A mãe dele havia comprado um brinquedo sem selo nem nada, e entregou para o filho. Se eu não tivesse lá naquele dia tinha acontecido uma tragédia, por isso é importante esse que eles estão fazendo nas lojas”, afirmou.

Para ter acesso as tabelas de preços basta clicar neste link ou procurar o órgão.


Fale conosco