• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Stress tóxico. Quando o escudo protetor da criança é o seu próprio vilão

Existem três tipo de stress que podem afetar as crianças. Um deles é o stress tóxico e tem uma influência direta por parte dos pais.


Notícias ao Minuto

Publicada em: 15/01/2018 10:32:33 - Atualizado

O stress é um conjunto de perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores como o clima, uma doença, uma emoção, um choque cirúrgico, condições de vida muito ativas e trepidantes, etc. Esta é a definição do comum stress, ou, mais concretamente, dos dois tipos de stress mais comuns e saudáveis: o stress positivo e o stress tolerável.

Mas há um outro tipo de stress que deve entrar nesta equação e que de saudável não tem nada. Falamos do stress crónico, uma resposta fisiológica às adversidades que é comum às crianças.

Esta resposta tóxica, escreve a BBC no seu site, pode estar associada à vivência de uma dificuldade intensa, frequente e prolongada – como é o caso da guerra ou conflitos sociais intensos (como acontece, por exemplo, na Síria), violência física, verbal e/ou emocional, vício em drogas por parte dos pais ou irmãos, pobreza elevada ou patologias mentais dos pais e que impedem um acompanhamento adequado do filho.

No stress crónico, tão grave como aquilo que causa esta reação orgânica é a falta de apoio adequado de um adulto.

Segundo a publicação, quando maior são os fatores causadores de stress e quanto mais intenso é o stress tóxico, maior é o risco de criança apresentar algum tipo de atraso no desenvolvimento físico e cognitivo.

Mas não só: Este tipo de stress é ainda o trampolim para alguns tipos de problemas de saúde, incluindo a depressão, obesidade e ainda infeções (pois o sistema imunitário fica desprotegido à medida que os níveis de cortisol atacam de forma frequente). Casos de stress pós-traumático e psicose podem também ser uma realidade à boleia do stress tóxico.

De acordo com o Centro de Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard, a exposição continuada e prologada a um estado de stress tóxico faz com que “as ligações neurais” em áreas do cérebro “dedicadas à aprendizagem e à razão” fiquem comprometidas.

Embora algumas causas de stress tóxico não sejam tão fáceis de resolver como o desejado – como é o caso de pobreza ou dependência dos pais -, a verdade é que o acompanhamento de um adulto de confiança pode fazer toda a diferença na saúde e bem-estar da criança.

Conta a Reuters no seu site que tanto os professores como os pediatras podem ser a ‘salvação’ das crianças que são expostas a um estado de stress tóxico, porém, a falta de uma formação ou de aptidão por parte destes profissionais é fundamental para que a criança receba o que realmente necessita.


Fale conosco