27/06/2016 09:38:57 - Atualizado em 27/06/2016 09:51:57

Como se cadastrar para acessar internet fornecida pelo município

Porto Velho - O projeto Porto Velho Cidade Digital, que proporciona acesso gratuito à internet (wi-fi), chegou à Zona Leste da capital. Ó lançamento foi realizado no sábado (25), em cerimônia na praça do bairro Esperança da Comunidade

No local foi instalado um rádio para captar o sinal de internet emitido pela torre no pátio da Academia de Polícia, na avenida Amazonas. O sinal emitido pode alcançar um raio de até três quilômetros.

Também foi instalado um rádio em um poste na praça que permite acessar a internet até 100 metros de distância para qualquer lado.

Bruno Eduardo, coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, representou o prefeito Mauro Nazif no lançamento e conta que o objetivo do projeto é promover a inclusão digital, facilitar o acesso às redes sociais e a comunicação à distância com familiares e amigos sem qualquer custo. “O Prefeito Mauro Nazif, desde quando foi deputado estadual e depois federal, lutou para colocar em prática um projeto de internet grátis para população da capital.

É um ganho grande para todos, inclusive para a juventude. Através de um notebook, celular ou tablete agora é possível realizar pesquisas, acompanhar os serviços realizados pela gestão municipal, ler notícias, fazer trabalhos escolares, entrar nas redes sociais, entre outros, tudo sem qualquer custo algum.

Antigamente, as pessoas tinham o acesso gratuito, mas tinha que estar com o IPTU em dia e agora não. Qualquer pessoa pode ter acesso, basta fazer um cadastro”, afirma Bruno Eduardo.

O diretor do Departamento de Recurso de Tecnologia da Informação (DRTI), Wilson Koharata, explica que na Zona Leste a torre na Academia de Polícia fica a 800 metros da Praça Nova Esperança e o outro ponto de acesso fica no 6º DP, na Estrada dos Periquitos. "Entre as torres são menos de cinco quilômetros.

Desejamos que todos saibam da oportunidade de ter o acesso grátis. Os moradores vão poder ter internet em casa através de uma antena específica.

Depois de cadastrado é possível utilizar o serviço em qualquer outro lugar da cidade. Não foi realizado um projeto inicial adequado no governo anterior quando foram ligados dois pontos de fibra ótica, um no Samu e outro na Semtran.

Hoje, remodelamos o projeto e o que antes era de uma tecnologia precária agora foi ampliada tanto em quantidade de pontos de acesso quanto qualidade. Temos, inclusive, uma antena dentro do Mercado Central, patrimônio cultural da cidade”, acrescenta.

Darling Santana Queiroz levou a filha para passear e confirma a qualidade do sinal. “Está ótimo. Eu gostei dessa iniciativa de levar as comunidades um acesso gratuito à internet, fazendo com que todos tenham inclusão no mundo digital”, disse.

Durante o evento no sábado, uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Administração orientou as pessoas sobre como se cadastrar para acessar a internet fornecida pelo município.

Confira a lista completa dos pontos em toda a cidade:

- Torre na Semtran: Rua Brasília, 1576 - Bairro Nossa. Sra. Graças
- Torre no Samu: Rua Venezuela com Pinheiro Machado, 2276 - Bairro Embratel
- Torre da Academia de Polícia: Av. Amazonas, 6781 - Escola de Polícia
- Torre Sesdec: Av. Imigrantes, 3587 - Bairro Costa e Silva em frente a FATEC

- Torre 6º DP: Rua Blumenau, 11596 - Bairro Ulisses Guimarães, zona Leste
- Torre 7º DP: Rua Algodoeiro, 5440 - Bairro Cohab Floresta, zona Sul

- Praças:

EMEI – Canto do Uirapuru – Rua Rio Bonito, 1953 – Aeroclube
Centro de Saúde Caladinho – Rua Tancredo Neves, 600 – Caladinho
Praça Nova Mariana – Rua Petrolina, S/N – Mariana
Parque da Cidade – Av. Calama, S/N – Flodoaldo Pontes Pinto
Semente do Araça – Rua Fernando Pessoa, 5899 – São Sebastião
EMEI Rio Madeira – Alameda Roquete Pinto, 4483 – Nova Esperança
EMEF João Ribeiro – Rua Andréia, 4837 – Igarapé
EMEIF São Miguel – Rua Raimundo Cantuária, 9589 – Jardim Santana
Praça Aluízio Ferreira – Av. Farquar, 1714 com Av. Pinheiro Machado – Panair
Mercado Central – Av. 7 de Setembro, 1346 com Henrique Dias – Centro
Praça Marechal Rondon – Av. 7 de Setembro com Rogério Weber, 1928 – Baixa União
Praça Getúlio Vargas – Av. Presidente Dutra, S/N com José do Patrocínio – Centro

Praça Lagoinha – Av. Mamoré, S/N – Esperança da Comunidade

Praça 3 Caixas D'água – Av. Carlos Gomes com Rogério Weber – Caiari
Praça do CEU – Rua Antônio Fraga Moreira – JK II

fonte: Assessoria

comentar

comments powered by Disqus

Ultimas Notícias