• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Defesa Civil participa de encontro anual sobre Boletim Hidrológico

Plano de contingência de 2019 está pronto para ser colocado em prática, se necessário.


Comdecom

Publicada em: 01/02/2019 11:22:25 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - A Defesa Civil de Porto Velho participou, na última quinta feria (31/01), do evento anual intitulado ‘Pré-Cheia’, realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Também estiveram presentes a Defesa Civil Estadual, a de Guajará Mirim e a do Acre, além de representantes da Sedam, Energisa, Sepog, ICMBio, ESBR, Caerd, CPRM, Ufam, Unir e Censipam.

Segundo a gerente substituta do Sipam, Ana Cristina Estrava, o objetivo do encontro é informar o Boletim Hidrológico com previsão de longo prazo para a Bacia do Madeira, registrado no posto Fluviometrico de Porto Velho. Ela explica que, no boletim, a cota máxima a ser atingida este ano é de 17 metros e 53 centímetros, que poderá ocorrer na segunda metade do mês de março.

O Major Sanches, que representou a Defesa Civil do Estado, ressaltou a importância dessas informações, para que os órgãos envolvidos possam tomar medidas, antes que o fato acorra, podendo se planejar com antecedência.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil do Município, Marcelo Santos, afirma que a prefeitura está com o Plano de Contingência 2019 pronto, com todas as famílias mapeadas, e que as áreas de riscos recebem diariamente visitas das equipes técnicas do órgão.

Santos explica ainda que, a Defesa Civil tem atuado de forma preventiva, visitando comunidades no Alto, Médio e Baixo Madeira, e que o prefeito Hildon Chaves tem acompanhado de perto a evolução do Madeira e que não há motivos para pânico, mesmo com o prognóstico do Sipam.

O evento ainda teve a participação, por vídeo conferencia, de órgãos do estado do Amazonas e da Agência Nacional de Águas (ANA), por meio da Superintendência de Operações e Eventos Críticos.



Fale conosco