• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Guia pretende dar mais visibilidade aos pontos turísticos de RO


Secom

Publicada em: 19/08/2019 15:19:07 - Atualizado



RONDÔNIA - A Superintendência Estadual do Turismo (Setur) vai cadastrar, a partir deste mês e todo o mês de setembro, estabelecimentos comerciais de Rondônia do segmento turístico (empresa de transporte aéreo, fluvial e terrestre, pousada, hotel, resorts, restaurantes, lanchonetes e similares) voltados ao turismo cultural, turismo de aventura, turismo de pesca e turismo ecológico, em um único local. Com essa atividade é esperado que pontos turísticos dos 52 municípios tenham mais visibilidade e passem a fazer parte do dia a dia de mais de 1,7 milhões de pessoas que vivem em Rondônia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Acredita-se que esse trabalho atraia turistas não só do Brasil, mas de todo o mundo, gerando aos rondonienses um sentimento de pertencimento, passando, assim, a explorar o turismo local. Com o conhecimento de que existem diversos tipos de pontos turísticos em Rondônia, os próprios moradores do estado devem passar a fomentar mais a economia. Além de pontos comerciais, também vai ser possível consultar roteiros. Empresas que não tenham atividades turísticas não podem realizar o cadastro.

O guia de turismo que vai dar divulgação para todos os pontos turísticos em Rondônia foi desenvolvido pela Superintendência do Estado para Resultados (EpR) e entregue na última semana. Em parceria, a EpR e Setur diagnosticaram que, no estado, não existia um local que houvesse todas as informações sobre o turismo de forma concentrada, surgindo, em razão disso, a necessidade do desenvolvimento dessa forma de guia online de turismo.

EpR apresenta guia para juntar todos os pontos turísticos

Para estar apto a esse novo guia, os estabelecimentos devem se cadastrar no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação.

Segundo dados da Setur, há cerca de 450 estabelecimentos regulares, 300 irregulares e mais de mil não cadastrados. Para o Superintendente da EpR, Coronel Delner Freire, esse serviço vai fomentar a economia em todos os municípios. “A EpR tem pensado em soluções de fácil uso e que tenham resultado direto para o cidadão”.

Após realizarem o devido cadastro no Cadastur, os estabelecimentos interessados deverão assinar um termo de cooperação e, depois disso, terão um prazo de 48 horas para estarem no guia. A confirmação de cadastro será através de e-mail. Com esse novo guia, o Estado vai proporcionar a visualização de forma rápida e fácil de todos os estabelecimentos voltados ao turismo de uma forma geral. Ressalta-se, que nesse guia, os servidores de Rondônia também vão fazer uso do programa do governo estadual viaja mais servidor.


Fale conosco