• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Hildon Chaves critica secretário de saúde por atribuir superlotação do João Paulo II ao município

No programa, prefeito também declarou que, se a eleição fosse hoje "não seria candidato a reeleição", e falou sobre outros assuntos de extrema relevância para a população


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 25/11/2019 15:35:29 - Atualizado

PORTO VELHO RO – O Programa a Voz do Povo, apresentado pelo jornalista e advogado Arimar de Souza Sá ao vivo de segunda-feira à sexta-feira do meio-dia às 13 horas na capital pela Rádio Caiari 103,1 e em Rede Estadual pela Antena FM, recebeu na última sexta-feira (22), o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSBD).

O prefeito iniciou o programa respondendo o questionamento “como vem cuidando de Porto Velho?”, slogan utilizado na Campanha que o elegeu para o cargo, e ressaltou as obras que vêm sendo realizadas pela gestão dele, entre elas: os 40 km de asfalto realizados no primeiro ano de Governo, reformas e revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, reformas e conclusão das obras do Colégio Padrão, o asfaltamento de 25 km feitos no bairro Mariana, e o lançamento do novo pacote de obras anunciado no último final de semana.

Desafio

“Porto Velho é uma cidade muito difícil de ser cuidada. O desafio é grande. Temos uma cidade muito complexa, com cerca de 7 mil quilômetros de estradas vicinais para manter contra 10 ou 11 do Governo no Estado”, observou, acrescentando que, o contexto cultural do município, se deve ao crescimento desordenado, que na visão dele, pode inclusive, interferir no controle dos órgãos responsáveis.

“Quando assumimos a Prefeitura, o município não tinha um histórico, o Portal Transparência só estava 62% atualizado. Ou seja, quem tem 60% de visão é quase cego. Hoje está em 98,7%, ocupando o quinto lugar entre as capitais brasileiras como modelo de transparência. Para chegar à esse ponto, de ter uma situação financeira saudável, pode conceder reajuste salarial aos servidores, folha de pagamento em dia e fazer as obras que estamos fazendo, houve muito trabalho”, ressaltou.

Apoio do Governo e reeleição

Neste sentido, Hildon complementou que, é impossível em uma só gestão resolver todos os problemas da cidade. “A capital hoje tem um déficit de mais de 500 km de asfalto. Sempre faço um comparativo de Porto Velho com Ariquemes que tem 100% das ruas asfaltadas e penso, o que faltou foi prefeito, e principalmente governador que apoiasse a capital, que sempre esteve abandonada”, avaliou.

Perguntando se o atual Governo está olhando para Porto Velho, disse que “acho que está muito cedo, pois ainda está no primeiro ano de mandato. Então é muito cedo para cobrar. O domicílio do governador Marcos Rocha é Porto Velho, mas tenho a ciência como prefeito que estou que, em menos de dois anos, é impossível um gestor de primeiro mandato se organizar”.

Declarando que é contra a reeleição, e a favor de um mandato de cinco anos, Hildon Chaves afirmou que se a eleição fosse hoje, “não seria candidato”, mesmo acreditando que, "quatro anos é pouco, mas oito anos é muito”.

Críticas do secretário de saúde do estado e Transporte Escolar

No programa, o prefeito também falou dos problemas relacionados ao Transporte Escolar, que conforme reforçou “sempre foi uma máfia no município e todas as empresas de Porto Velho estão envolvidas”, mas será resolvido da maneira correta e funcionará 100% a partir de 2010 através da aquisição de uma frota que atenderá a demanda a contento e ficará sob a responsabilidade do estado; e do Transporte Coletivo.

Fez explanações também sobre a falta de médicos nos Postos de Saúde e criticou o secretário de saúde do estado Fernando Máximo que em entrevista também ao programa A Voz do Povo, atribuiu ao município a superlotação do João Paulo II

“Eu inclusive sugeri várias medidas administrativas que foram e continuam sendo adotadas pelo estado para solucionar este problema, e outras situações relacionadas para a saúde do estado”, relatou.

Durante a entrevista, Hildon Chaves destacou ainda o bom relacionamento com a Bancada Federal considerado fundamental por ele para atrair mais recursos para o município e assim eleger prioridades, à exemplo do programa de recapeamento de 60 km das ruas e avenidas da capital que serão realizados através de R$ 32 milhões de emendas parlamentares e outros R$ 5 milhões de contrapartida do município e que de acordo com ele, será lançado em breve; obras de manutenção já realizadas na região Central da cidade; trânsito; revitalização das Praças; critérios utilizados para asfaltamentos das ruas dos bairros do município e outros investimentos na infraestrutura; Saneamento Básico; Natal Porto de Luz; e outros assuntos de interesse de todos.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

A VOZ DO POVO - Entrevista prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves


Fale conosco