• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

​IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia lançamento de livros neste sábado


Rondonoticias

Publicada em: 06/06/2018 11:16:57 - Atualizado

RONDÔNIA - Acontecerá no dia 09/06/2018, sábado, das 19h às 21h30, no IFRO Porto Velho Zona Norte o lançamento de dois livros organizados por pesquisadores do IFRO e da UNIR. Livro 1: A prática docente na Amazônia Ocidental foi organizado pela Bibliotecária Ma Cledenice Blackman (IFRO) e pelo Prof. Me Moisés José Rosa Souza (IFRO).

Trata-se de uma coletânea de artigos escritos por vários autores, com temas pertinentes à Educação. A proposta do livro é tecer reflexões sobre a prática docente, na Amazônia Ocidental.

Para tanto, foi dividido em 9 capítulos, os quais relatam experiências pedagógicas, extensionistas e pesquisas, protagonizadas por professores/pesquisadores de instituições como o IFRO, IFAC e UNIR. Para um dos organizadores, o professor Moisés, a intenção dos autores é “levar o leitor a uma viagem sobre a importância de (re)pensar a ação educacional”. Livro 2: Bon Bagay - Glossário Português/Crioulo/Haitiano foi organizado pela Profª Drª Marília Lima Pimentel Cotinguiba (UNIR), pelo Prof. Me. Geraldo Castro Cotinguiba (IFRO) e pelo Prof. Me. Pedro Ivo Silveira Andretta (UNIR). Trata-se do primeiro projeto de um glossário dedicado ao encontro da Língua Portuguesa com o Crioulo Haitiano.

A origem do livro é o projeto de extensão universitária Migração internacional na Amazônia brasileira: linguagem e inserção de haitianos em Porto Velho, institucionalizado desde 2011 na Universidade Federal de Rondônia.

O glossário traz 5.276 vocábulos em crioulo haitiano, para acesso a 4.843 expressões equivalentes em português, como falados no Brasil. Para o prof. Pedro Andretta, um dos organizadores, “esse glossário é muito mais que um ponto de chegada, essa obra é, também, ponto de inúmeras partidas. Um recomeço”.


Fale conosco