RONDONOTICIAS sexta-feira, 16 de novembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

Livro “A Psicossomática e o Feminino” será lançado em Porto Velho


Ascom UNIR

17/10/2018 15:00:15 - Atualizado



PORTO VELHO, RONDÔNIA-
 O livro “A Psicossomática e o Feminino” será lançado pela Editora CRV, em evento público e gratuito, na próxima quinta-feira, 18 de outubro, a partir das 19h, no Auditório Príncipe da Beira, da Faculdade Ulbra de Porto Velho.

    A obra é de autoria da professora doutora Melissa Andrea Vieira de Medeiros, do Departamento de Psicologia (Depsi) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com a mestre em Psicologia, Daniele Mejia Cavalcante.



Sinopse

    A psicossomática pode ser compreendida através de diversas abordagens, reconhecendo-se para tanto a predisposição hereditária e a exposição a vírus e bactérias a que todos estão submetidos. Este livro prioriza as relações de significado presente no adoecer somático, as intenções do psíquico de uma estrutura de personalidade que carece de simbolismos e deixa margem para o escoamento via do corpo.     

    Por meio de um recorte histórico passando pelas leituras psicanalíticas, a psicossomática é explicada a partir do entendimento do recalque e dos mecanismos de defesa do aparelho mental confrontando com uma estrutura de personalidade que “falha” em seu processo de simbolização, deixando o corpo biológico desprotegido. Condicionada por estas falhas nas defesas psíquicas, a única saída para os traumas e afetos só podem ocorrer pelo soma (corpo). A leitura através do feminino aborda o contexto social no qual a mulher está inserida, tais como os diversos componentes que exigem dela a representação de vários papéis que ora lhe são designados. A Psicossomática no feminino pretende auxiliar os profissionais de saúde a compreender um pouco mais os problemas que podem ser apresentados pelas pacientes que sofrem de uma doença, mas que trazem em seu emblema diversas sequelas emocionais.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.