• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Literatura e arte envolvem alunos durante sarau de escola na capital


SECOM RO

Publicada em: 16/12/2018 08:28:06 - Atualizado

Exploração da Literatura Luso-Brasileira foi tema principal do Sarau na escola estadual Petrônio Barcelos, em Porto Velho

RONDÔNIA - Que a internet é a principal fonte de pesquisa dos adolescentes ninguém tem dúvida. Mas foi por meio dos livros e das artes que estudantes do ensino médio da escola estadual Petrônio Barcelos, de Porto Velho, aprofundaram os conhecimentos das literaturas brasileiras e portuguesas e artes.

O aprendizado foi mostrado durante o 1º Sarau do PB, realizado no final de novembro valendo nota no 4º bimestre escolar e garantindo à escola a participação no projeto Excelência, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O projeto Excelência prevê repasse financeiro diretamente ao conselho escolar do educandário.

Voltado aos estudantes dos primeiros anos do ensino Médio, o sarau explorou a fundo obras literárias como “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, um dos maiores autores do Barroco português. Títulos como Os Lusíadas, Iracema, O Guarani, Helena, Senhora, A Moreninha, Dom Casmurro, entre outros, também integraram o contexto literário luso-brasileiro, ocorridos entre o Século XVI e meados do XIX.

“Pudemos obter conhecimento sobre as literaturas e detalhes sobre o Romantismo. Tivemos que trabalhar em equipe sincronizada e isso nos rendeu um aprendizado ímpar, tanto do ponto de vista educativo quanto do ponto de vista de trabalho e integração em equipe”, disse a estudante do 1º ano, Stefany Rosa do Nascimento, 15 anos, admitindo que apesar das leituras nos livros recorreu à internet para aprender mais sobre literatura.

Afora os livros, os estudantes declamaram poesias palacianas, cantigas medievais e, caracterizados, representaram em forma de teatro trechos literários de várias obras. “Foi um desafio para todos nós! Também foi uma excelente oportunidade para expor e descobrir os talentos artísticos, além de ampliar o aprendizado dos estudantes”, avalia a coordenadora do Sarau, a professora Rozana Colen, agradecida pelo empenho dos alunos e à equipe colaborativa da ação.

O evento envolveu alunos do ensino médio e serviu como avaliação

Projeto Excelência
O objetivo do projeto Excelência é elevar os índices de desempenho escolar e realizar o repasse financeiro aos Conselhos Escolares. O Excelência utiliza a plataforma do Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE), tornando mais dinâmica a aprovação dos projetos encaminhados para a equipe do Comitê Permanente da Seduc.

O recurso é destinado à execução de projetos escolares que estejam em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) para contemplar o referencial curricular do Estado de forma interdisciplinar.

“A realização do Sarau enriqueceu as aulas proporcionando vivência nas literaturas, assim como também descobrimos talentos no campo das artes. O sarau alcançou os objetivos propostos e promoveu aprendizagem significativa”, afere a diretora do Petrônio Barcelos, Edilene Souza, satisfeita com a coordenação do evento.


Fale conosco