• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de abril de 2024

Feriado marcará abertura dos passeios de litorina em Porto Velho

Evento acontece no próximo dia 24, Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do município


Comdecom

Publicada em: 13/05/2019 10:33:52 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Está confirmado, no próximo dia 24, feriado municipal (Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Município), será a abertura oficial do período de passeios com a última litorina (trem em miniatura num só vagão, a motor) da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

O vagão e a ‘cegonha’ foram reformados para percorrerem um percurso de 2,3 quilômetros, entre o Museu Rondon e o antigo casarão da EFMM. A cerimônia contará com presença do prefeito Hildon Chaves e de diversas autoridades municipais e estaduais.

“Convidamos toda população a se fazer presente neste dia. O trecho que será percorrido é muito bonito, é um resgate da história EFMM”, convidou o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Ocampo Fernandes, ao demonstrar a ação que prevê o resgate cultural, histórico e turístico com a retomada da litorina.

Para essa atividade, foram envolvidas as Subsecretarias Municipais de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), de Serviços Básicos (Semusb) e de Obras e Pavimentação (Suop) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Na última semana, o prefeito Hildon Chaves determinou que a Sema agilizasse o trabalho de construção da Estação (para abrigar a litorina e 'cegonha') e da passarela de acesso para o passeio da litorina.

Coordenada pela Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Asfemm), o passeio terá cerca de 25 minutos e capacidade de 14 passageiros. De acordo com a Asfemm, funcionará de terça a domingo, com uma taxa simbólica para custear a manutenção dos serviços.

Parceiros

A retomada da Litorina ocorre com o apoio do Governo do Estado de Rondônia (Casa Civil, as Superintendências de Turismo e de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos), Exército Brasileiro e de populares voluntários.



Fale conosco