RONDONOTICIAS sexta-feira, 29 de maio de 2020 - Criado em 11/10/2001

Cila, Caríbdis, coronavírus e o novo Ministro da Saúde - George Braga

" Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer." - Steve Jobs


Publicada em: 21/04/2020 22:37:39 - Atualizado

Cila,  na Mitologia Grega,  era uma bela ninfa que se transformou num monstro marinho, dentre outras origens. Cila era também um rochedo num estreito.

Caríbdis, filha da Terra e Poseidon, foi fulminada por Zeus e lançada ao mar, devorava a tudo e destruía os navios que tentavam passar no estreito de Messina. Caríbdis  é  também redemoinho, um sorvedouro.Passar por Cila e Caríbdis significa  ter coragem. Passar pela decisão, pela morte quase certa.

Na Odisseia, de Homero, Odisseu volta para Ítaca somente depois de passar por Cila e Caríbdis, perdendo alguns homens e se agarrando a uma figueira e ao mastro do navio, conseguindo escapar e prosseguir sua viagem de volta para casa.

Da mesma forma que, na vida, muitas vezes na vida precisamos fazer escolhas que cobram sua passagem, na Administração Pública também.

Num paralelo que ora faço,  Cila é o esforço para manter o isolamento nessa época de coronavírus. Caríbdis, por sua vez, é o fogo da  economia que mantém a tudo e a todos em nosso país.

Com a saída de Mandetta, o capitão desse navio chamado saúde, por ora, quem haverá de passar pelo estreito de Messina é Nelson Teich, o novo ministro da saúde.

Coragem, Ministro! Eis que tu passarás também pela escolha e decisão entre o isolamento social e a economia. Um depende do outro. Sem as pessoas não  há  economia e sem economia as pessoas não subsistirão.

 Parece-me  que o melhor  caminho é o equilíbrio, de enfrentamento da doença e de estímulo à economia. Um bem bolado, uma mistura nossa de observação do que diz a ciência para decidir onde se pode liberar e se os números autorizarem, libere-se. Onde não pode, não pode!

Riscos? Existem sim e muitos. Fatalmente eles cobrarão seus preços.

E aí, Ministro,  Cila ou Caríbdis?

Seja tu um Odisseu a levar essa nau chamada Brasil a um porto seguro, pagando os preços que tiverem de ser pagos  e que em breve voltemos às nossas vidas !

Sucesso ou a morte!

* George Braga, servidor da Justiça do Trabalho e ex Secretário de Planejamento do Estado de Rondônia   www.georgebragalivros.com.br



MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br