• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Call Center da prefeitura atendeu mais de 4 mil pessoas em 35 dias

Serviço de teleconsultas foi implantado para evitar aglomerações e exposição de pacientes nas unidades de saúde...


Assessoria

Publicada em: 07/05/2020 11:25:49 - Atualizado

A Prefeitura de Porto Velho tem contado com um importante instrumento na estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), cuja finalidade é evitar aglomerações, deslocamentos e exposição de pacientes com sintomas respiratórios nas unidades de saúde. Trata-se do call center, inaugurado dia 31 de março, como um canal de teleconsulta criado pela prefeitura de Porto Velho.

O atendimento é realizado 24 horas, através do número 0800 647 5225, pelo qual equipes médicas esclarecem dúvidas da população, informam sobre o melhor caminho para se manter fora de risco, avaliam os sintomas relatados e orientam quanto ao local onde procurar atendimento presencial e quando o fazer.

Até o dia 5 de maio, o call center realizou 4.786 atendimentos, sendo 1.179 pacientes encaminhados ao CEM (centro de atendimento para casos suspeitos), 567 encaminhados para UPAs ou Pronto Atendimentos, 119 encaminhados às Unidades Básicas de Saúde e outras 2.921 orientações gerais à população.

No dia 13 de abril, o servidor público Ademilson da Silva buscou o serviço de teleconsulta após sentir sintomas gripais. Preocupado com as duas filhas, decidiu fazer a ligação e tirar as dúvidas sobre seu caso.

“Fui atendido por uma médica que me tranquilizou. Ela passou com detalhes os sintomas do coronavírus, me pediu para não sair de casa e orientou que eu retornasse a ligação em caso de piora dos sinais. Graças a Deus não foi necessário, era apenas uma gripe”, relatou.

A equipe do serviço é formada por 27 médicos. Antes da teleconsulta o cidadão passa por uma triagem, onde responde algumas perguntas, deixa seus dados pessoais para acompanhamento diário posterior, se necessário, e então é encaminhado para o teleatendimento médico.

Para aperfeiçoar o atendimento e levar mais segurança à equipe, a prefeitura está melhorando o sistema de telefonia junto a operadora, implantando uma central que recebe as ligações e direciona aos terminais exclusivos de cada profissional. Até que este serviço esteja concluído é possível haver falhas nas chamadas, por isso a população deve insistir na ligação caso não tenha sucesso na primeira tentativa.

Esta é mais uma ação da prefeitura de Porto Velho que busca conter a disseminação da Covid-19. Para o prefeito Hildon Chaves, “é muito importante que as pessoas busquem a teleconsulta antes de procurar as unidades de saúde, pois nestes ambientes há o risco alto de contaminação. A pessoa pode entrar com uma simples gripe e sair infectado pelo novo coronavírus”.


Fale conosco