publicidade

As Aventuras do Martín: escritora paraibana lança livro em homenagem ao neto



Órgãos, sistemas e aparelhos estão em formação, mas o menino já é palavra. Os olhos não enxergam bem, o corpo ainda está amolecido e a consciência demorará a despertar, no entanto, o garoto já escreve. A adolescência dos questionamentos e rebeldias é uma fase distante, porém o pequeno rapaz descobre-se. Pela voz da avó Socorro Lacerda de Lacerda, Martín cresce com a sua história contada em livro.

‘As Aventuras do Martín’ é o título da obra que a professora e escritora paraibana, radicada em São Paulo há mais de 30 anos escreveu para homenagear o neto. “Foi extremamente divertido e emocionante. Como foi escrito em primeira pessoa, tentei o tempo inteiro me colocar no lugar dele, desde sua concepção. Imaginar o que ele pensava e sentia, foi um exercício instigante”, revela a autora.

Foto: Divulgação

A ideia do livro surgiu no Natal de 2015, o primeiro do garoto. No colo da avó, a gestação complicada, o nascimento prematuro, os dias no hospital e o desenvolvimento do menino leva Socorro Lacerda de Lacerda a fazer questionamentos, com as respostas dadas por ela mesma. “Esse diálogo entre eu e o ‘eu Martín’ detonou em mim o desejo de registrar para que ele, ao crescer, soubesse o quanto desde cedo tentei estabelecer um diálogo com ele, mesmo através de gestos, de toques, de bocejos, de espreguiçadas, que eu acolhia como respostas as indagações ali postas por mim”.

A obra de fácil leitura e cheia de emoção está dividida em três capítulos. O primeiro é ‘O curioso’. “Falo que essa questão dele ter nascido prematuro é da curiosidade dele, porque tem pais extremamente amados, com muitos amigos e saber da gravidez dela foi motivo de alegria para muita gente. Ao tocar a barriga da mãe e sentir as vibrações ele aguçou a curiosidade de tal forma que bolou um plano para nascer antes do tempo”, explica. Nas partes seguintes estão ‘O guerreiro’ e ‘O vencedor’.

Foto: Socorro Lacerda de Lacerda

Ainda sobre a nova obra, a autora comenta: “É um livro que trabalha com as emoções de quem escreveu, porque eu me coloco no lugar dele. O livro é em primeira pessoa. Eu sou o Martín.”

Contadora de histórias
Foto: Socorro Lacerda de Lacerda

Natural do Sertão da Paraíba, Socorro Lacerda de Lacerda é graduada em História e professora aposentada da rede municipal paulista. A atuação da paraibana na periferia da capital já rendeu homenagens, como o de professora Emérita da Cidade de São Paulo. Além de ‘As Aventuras do Martín’, já lançou outros livros como ‘Ideologia e Utopia na República da Estrela’ e ‘Amando e Ensimesmando’.

Apaixonada pela educação e leitura, o mais novo projeto de Socorro Lacerda de Lacerda é itinerante. “Contarei histórias em escolas rurais do Brasil, iniciando pelos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Um sonho sendo realizado e uma forma de compartilhar o que ouvi e o que vivi ao longo da minha vida”, ressalta.

Este mês a professora esteve em Porto Velho, onde falou do seu trabalho educacional em uma reunião com gestores do município. Na ocasião, a escritora foi convidada para lançar o livro ‘As Aventuras do Martín’ no IV Festival de Literatura da Amazônia, previsto para ocorrer em setembro desse ano.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.

publicidade