• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Escotistas de Rondônia recebem homenagem em ato solene na Assembleia

O proponente da sessão, Lazinho da Fetagro foi surpreendido com uma Medalha de Gratidão


Assessoria

Publicada em: 30/08/2019 12:13:58 - Atualizado

PORTO VELHO RO - A tarde dessa quinta-feira (29) foi de alegria para os Escotistas de Rondônia. Admirador dos princípios defendidos pelo movimento, o deputado Lazinho da Fetagro (PT) concedeu Voto de Louvor para presidentes e ex-presidentes da Região Escoteira de Rondônia, fundadores de Grupos de Escoteiros e para algumas crianças e jovens escoteiras, durante sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Lazinho explica que o escotismo é um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos e tem como proposta o desenvolvimento do jovem – por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa Escoteira e na Lei Escoteira (ou Lei do Escoteiro).  O parlamentar aponta ainda, que em Rondônia, há quatro décadas, um grupo de pessoas mantém viva a prática e a metodologia escotista de forma voluntariada e independente de apoio de qualquer agente público ou privado.  

“Nunca imaginei que um dia teria o prazer de homenagear os escoteiros de Rondônia. Quando criança, fui guarda-mirim e aprendi a valorizar as pessoas que fazem a diferença”, destacou.

Em agradecimento, os escoteiros surpreenderam o deputado com uma Medalha de Gratidão - grau bronze, concedida como forma de reconhecimento para pessoas que apoiam o escotismo. O parlamentar foi também iniciado no movimento.

O vice-presidente da região Escoteira de Rondônia, Márcio Silva Paes, agradeceu o proponente da sessão pela homenagem e destacou que o movimento é para jovens e feito pelos jovens “A vitalidade dessas crianças, jovens e adolescente que passa pelos nossos caminhos, aliada a experiência dos voluntários, renova as nossas energias”, ressaltou.

A portadora da Insígna de Madeira e diretora Regional de Escotismo, Sueli Cristina Franco, explicou que o movimento escoteiro foi idealizado para os jovens. “Nosso papel de educador e de muita responsabilidade, estar à frente da educação de uma criança é um encargo muito grande. Se estamos aqui hoje sendo homenageados e com o objetivo de garantir que esses jovens sejam capazes de viver com honra, com lealdade, sempre servindo o próximo, sendo consciente dos seus direitos, que sejam comprometidos com seus projetos de vida, que sejam capazes de encontrar seus caminhos na sociedade e que sejam muito felizes”, destacou.

O ex-membro juvenil do Movimento Escoteiro, Rafael Lucas, também fez uso da palavra para agradecer a iniciativa do deputado Lazinho da Fetagro e reforça a importância do grupo. “Nosso movimento necessita desse apoio. O escotismo realiza um trabalho importante e isso precisa ser destacado. Nossas crianças aprendem muitos valores e crescem com princípios”, pontuou.



Fale conosco