• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Presidente da Petrobras nega ser responsável por alta nos combustíveis

Segundo Pedro Parente, custos da Petrobras representam um terço do valor cobrado do consumidor. Ele voltou a defender a política de reajuste de preços quase diário.


G1

Publicada em: 05/02/2018 15:54:39 - Atualizado


O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta segunda-feira (5) que a Petrobras não é a responsável pelas seguidas altas no preço da gasolina verificadas no país. Segundo Parente, o preço do combustível que sai da refinaria, o vendido pela Petrobras, representa apenas um terço do total pago pelo consumidor.

O restante do custo refere-se a impostos (Cide, PIS/Pasep, Cofins, ICMS), gasto da adição de etanol na gasolina e custos com a distribuição e revenda, que também engloba o lucro do posto de gasolina.

Na sexta-feira (2), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que o preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 14ª semana seguida.

A partir de julho de 2017, a Petrobras adotou a política de reajustes quase diários do preço do combustível para acompanhar a cotação do mercado internacional.

Desde estão, o preço médio da gasolina nas bombas acumula alta de 20,2%, considerando dados da ANP. Já o aumento acumulado do diesel para o consumidor final é de 14,7%.

"O preço que a Petrobras cobra na refinaria é em média um terço do preço cobrado do consumidor, então o problema certamente não está no um terço. O um terço é minoria no valor total. Certamente, eu diria que o problema não é a Petrobras”, disse Parente, ao ser questionado sobre as reclamações sobre as constantes alterações no preço da gasolina.

Parente voltou a defender a política de reajuste adotada pela Petrobras e afirmou que, como gestor, ele não poderia fazer de uma forma diferente.

"Não é uma possibilidade nossa, de um ato de voluntarismo, dizer: apesar do mercado mundial dizer que o preço é esse eu vou fazer um preço diferente. Não podemos fazer isso. Isso é uma questão de responsabilidade nossa como administradores da empresa", afirmou.

Conselho de administração

Parente se reuniu nesta manhã com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Segundo o presidente da Petrobras, o assunto foi a assembleia que elegerá o novo Conselho de Administração da Petrobras. Segundo ele, a maior parte dos integrantes deve ser reeleita.

"Deve haver poucas modificações, se houver, mas deve haver. Isso é um assunto que não está concluído ainda. O que se espera é uma renovação majoritária [dos mandatos] do atual conselho", afirmou.

A assembleia que elegerá os novos integrantes do Conselho de Administração da Petrobras ocorrerá em abril.



Fale conosco