• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

JOANA D´ARC: Julgamento de ação contra Santo Antônio Energia será nesta terça


Rondonoticias/News Rondônia

Publicada em: 06/05/2018 17:34:42 - Atualizado

PORTO VELHO: Julgamento de recurso de apelo da Hidrelétrica de Santo Antônio condenada a reparar danos com a sua construção as famílias do Joana D’arc I,II, III está agendado para a terça-feira (8), às 8 horas da manhã, no TJ/RO.

Ação Civil Pública [nº 00114433-03.2012.822.0001] do Ministério Público do Estado (MP/RO) exige que a Santo Antônio Energia, detentora da Hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho (RO) indenize financeiramente e reassente cerca 900 famílias. As famílias tiveram suas propriedades afetadas por danos ambientais provocados com a construção da empresa, no Rio Madeira.

A santo Antônio Energia já havia sido condenada pelo Tribunal de Justiça (TJ) em decisão a favor do Ministério Publico Federal (MPF/RO) que entrou com Ação Civil Pública pedindo o reconhecimento de todas as famílias atingidas do assentamento Joana D’Arc I ,II, III. A Justiça também obrigou a ST a reparar todos os danos causados com a sua Construção no Rio Madeira.

O requerimento de apelação está nas mãos de três juízes que irão julgar na próxima quarta-feira (8) a decisão favorável a empresa ou aos atingidos do Joana D’Arc.

Até o momento apenas um dos juízes se manifestou favor da manutenção da primeira decisão da justiça, que decidiu que a Santo Antonio seja obrigada a indenizar e reassentar as famílias atingidas do Joana D’Arc I, II, III. A coordenação do MAB está esperançosa quanto à decisão dos demais juízes.

Com receio de perder a ação, segundo o MAB, representantes dá Santo Antonio Energia tem procurado as famílias para negociar.

De acordo com o Movimento dos Atingidos por Barragens, a Santo Antônio Energia estaria procurando as famílias e apresentando a elas propostas inferiores ao que determina a Ação do MP/RO.

"Santo Antônio estaria apresentando propostas aos atingidos que no total não chegam ao valor 40 milhões de reais. Porém ao se defender no processo movido pelo Ministério Público, a Santo Antônio revela que precisaria de R$ 390 milhões de reais para realocar as famílias do Joana D’Arc, cerca de 10 vezes mais do que aquilo que a empresa vem oferecendo”, questiona a coordenação do MAB.

Na quarta-feira, a organização promete acampar em frente ao Tribunal de Justiça durante o julgamento da ação com previsão para iniciar às 8 horas da manhã.

“Não vamos aceitar a venda de nossos direitos à preço de banana. Não aos acordos furados da Santo Antonio energia. Exigimos justiça para os atingidos. Que a Santo Antônio energia pague todos os direitos aos atingidos”, declara o MAB.

Entramos em contato com a assessoria da STE, mas até o fechamento desta edição ninguém respondeu.


Fale conosco