• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Semed promove formação dos Programas ‘Acelera’ e ‘Se liga’

Programas ajudam a corrigir fluxo escolar


Comdecom

Publicada em: 26/04/2019 10:18:07 - Atualizado

PORTO VELHO RO - A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), através do Departamento de Políticas Educacionais (DPE), promoveu, durante três dias, a capacitação dos professores que atuam nos programas ‘Acelera’ e ‘Se liga’, que têm por objetivo alfabetizar alunos com distorção de idade/série matriculados nas turmas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Os programas oferecem condições necessárias, ao aluno, para o prosseguimento no fluxo escolar e promove o desenvolvimento integral do aluno, corrigindo distorções, através de competências leitoras, escritoras, matemática e socioemocionais, de modo que o estudante possa acompanhar a vida escolar.

De acordo com a diretora do DPE/SEMED, Juliene Rezende, com a formação dos educadores, promove-se o conhecimento coletivo sobre a proposta do Projeto de Correção de Fluxo Escolar, buscando uma abordagem mais interdisciplinar na compreensão dos conteúdos e devidas intervenções pedagógicas em sala de aula, garantindo melhorias na qualidade do ensino. “Treze escolas participaram do treinamento. Alcançamos a formação de vinte professores nos dois programas ofertados na rede municipal”, relatou.

O programa de correção de fluxo é um projeto do Instituto Ayrton Senna e tem como objetivo corrigir a distorção idade/ série existente na rede pública decorrente das reprovações e evasão escolar.

No caso do ‘Acelera’, os estudantes podem frequentar o programa e depois retornar à rede regular. “Esse programa contribui para que, em um ano, a criança alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental. Ela pode recuperar de 2 a 4 séries perdidas com repetências. Tanto os alunos como o professor tem acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes”, disse Juliene.

Já o ‘Se Liga’ ajuda a corrigir o fluxo escolar no Ensino Fundamental. O objetivo é combater o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.

Para o secretário municipal de Educação, Márcio Félix, todas as crianças têm potencial para aprender, mas a maioria não tem a oportunidade de desenvolver sequer as bases para sua aprendizagem. “Esses programas ajudam a devolver às crianças a oportunidade de seguir em frente”, destacou.



Fale conosco