• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

CONFIRA: Gabarito do Encceja é divulgado; resultados ainda não têm data


G1

Publicada em: 01/12/2017 10:17:26 - Atualizado

O gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já está disponível no site do Inep. Na mesma página, é possível fazer o download das provas - já que os candidatos não puderam levá-las para casa.

Os resultados individuais ainda não têm data para serem publicados.

No Encceja 2017, são quatro edições: uma aplicada para todos os candidatos em território nacional, outra para candidatos que moram em outros países, e duas edições aplicadas para pessoas privadas de liberdade, ou PPL (uma no Brasil e outra para pessoas presas fora do país, como no Japão).

O Encceja Nacional foi aplicado em 19 de novembro, com provas para jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade regular. Os candidatos puderam se inscrever para conseguir a certificação de conclusão ou do ensino fundamental, ou do ensino médio, ou uma emissão de declaração parcial de proficiência.

Provas

Os candidatos dos dois níveis de ensino precisaram responder a quatro provas objetivas (com 30 questões de múltipla escolha por prova) e uma redação. As provas do Encceja no Brasil e no exterior são aplicadas no mesmo dia, nos períodos da manhã e da tarde. Já o Encceja PPL acontece em dois dias consecutivos.

Como conseguir a proficiência

Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento.

No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do ensino fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para ensino médio, é preciso obter, também, a proficiência em redação. Para isso, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

O Inep é o responsável pela organização e aplicação do Encceja, mas quem emite a certificação são as secretarias estaduais de Educação (para ensino fundamental e médio) ou os institutos federais de educação (só ensino médio).

Números do Encceja 2017

O Encceja Nacional deste ano teve um total de 1.575.561 inscritos: 301.584 deles para conseguir a certificação do ensino médio e outros 1.273.977 buscando a certificação do ensino médio. O exame teve locais de prova em 564 municípios distribuídos em todos os estados.

Segundo o Inep, no dia do exame, quase 40% dos inscritos não haviam acessado o site para ver onde fariam as provas. Além disso, nos locais de prova a taxa de abstenção chegou a 59,7%.

"A abstenção é similar a de outras edições do Encceja, em 2014 (52,44%), 2013 (53,96%) e 2010 (65,75%), quando o Exame certificou apenas o ensino fundamental", informou o Inep em nota. Ainda segundo a autarquia, 21 pessoas foram eliminadas por descumprimento das regras do edital.

Dos inscritos, os homens representavam 785.184, o equivalente a 49,84%. As mulheres representavam 50,16%, ou seja, 790.377 inscritos.

Veja no portal do inep.

http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basic...


Fale conosco