• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

​Vai participar do Enem? Confira o passo-a-passo para se inscrever

Prazo para se candidatar a uma vaga começa nesta segunda (7) e vai até o dia 18 de maio. Inscrições devem ser feitas na Página do Participante.


Rondonoticias - Noticias ao Minuto

Publicada em: 07/05/2018 09:58:56 - Atualizado


BRASIL - Quem quiser concorrer a uma vaga no ensino superior no ano que vem deve ficar atento ao período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para se candidatar começa às 10h desta segunda-feira (7) e termina no dia 18 de maio. Todos os participantes, inclusive os que pediram a isenção da taxa de inscrição, precisam cumprir os procedimentos de inscrição. Confira o passo-a-passo para participar da prova:

1. O cadastro é feito por meio da Página do Participante. Neste ambiente, o candidato precisa informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de Identidade. Outro dado importante é o número de telefone celular ativo e endereço de e-mail. É por meio desses canais que o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai enviar mensagens e avisos aos candidatos.

2. Depois de preencher os dados pessoais, o candidato precisa indicar se necessita de atendimento especializado, em casos de problemas de audição e visão, candidatas grávidas ou lactantes ou pessoas internadas em hospitais.

3. Em seguida, é hora de fazer a opção pela língua estrangeira em que prefere responder na prova: inglês ou espanhol.

4. Também é preciso criar uma senha com apenas letras e números. A recuperação é por meio do e-mail ou celular informados.

5. Ao confirmar as respostas registradas, é gerado o boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU) – para o pagamento da taxa de inscrição. Quem não tem direito à isenção da taxa, precisa pagar o valor de R$ 82 até o dia 18 de maio em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

6. Assim que o pagamento for registrado, a inscrição é confirmada e pode ser conferida na Página do Participante. Para os candidatos cujo pedido de isenção foi aceito, a confirmação ocorre ao fim do cadastro. Com informações do Portal Brasil.


Fale conosco