• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Se liga nas dicas: Sete carreiras que um profissional de arquitetura pode seguir


assessoria

Publicada em: 20/07/2018 17:02:57 - Atualizado



Imagem: shutterstock.com

Considerada uma das carreiras mais antigas da humanidade, a arquitetura vem passando por transformações nos últimos tempos. A necessidade de desenvolver projetos sustentáveis e de menor custo, além da maior disponibilidade de ferramentas computacionais têm exigido ainda mais do profissional.

Atualmente, o arquiteto tem um maior leque de opções para se especializar, seja presencial ou por meio de cursos de arquitetura online. Veja só algumas carreiras que estão em alta nesse setor:

Urbanismo

Já consolidada, a área do urbanismo atua no planejamento de bairros, cidades e áreas públicas. Os conjuntos habitacionais também são feitos com o trabalho dos profissionais nesse ramo.

A arquitetura focada em urbanismo tem ganhado mais espaço por conta dos planos diretores, que visam organizar espacialmente os municípios. Por isso, essa é uma área bastante ligada às políticas públicas e voltada ao bem-estar coletivo.

Restauro de prédios

Embora não seja tão antigo quanto os países da Europa, o Brasil possui muitos prédios que ajudam a contar a história da nação. Em São Paulo, por exemplo, grande parte desses edifícios estão passando — ou precisam passar — por reformas.

Nesse dia, o trabalho do arquiteto especializado em restauro de prédios é essencial. Esse profissional é capaz de propor as melhorias necessárias, sem prejudicar o projeto original da construção.

Mobiliário

Para quem sempre gostou de design, uma alternativa para unir as duas paixões é seguir no desenho mobiliário. Essa área é voltada para a criação de objetos e móveis personalizados.

Os consumidores têm demandado cada vez mais esse profissional, por desejarem espaços únicos. Além disso, como tem ocorrido um aumento dos apartamentos menores, é normal que os compradores precisem de móveis sob medida.

Designer gráfico de animação

Atualmente, diversos escritórios de arquitetura, construtoras e incorporadoras utilizam vídeos sobre os projetos para alcançar os clientes. Isso explica por que essa área é uma das grandes tendências para o futuro.

Para seguir na carreira, é preciso dominar softwares de edição de vídeos, arquitetura e animações em 3D. Além de diversas empresas requisitarem esse tipo de profissional, o próprio especialista pode oferecer os serviços avulsos ou abrir o próprio negócio.

Designer de imagens

Assim como os designers de animação, os de imagens estão sendo cada vez mais demandados pelo mercado. O recém formado ou o arquiteto experiente, que deseja mudar para essa área, precisa ter expertise em iluminação, renderização, modelagem e pós-produção.

Construção

O profissional focado em construção é aquele que pesquisa materiais e técnicas para otimizar as obras. Nesse caso, o objetivo é fazer com que o desenvolvimento dos projetos tenha o melhor custo-benefício possível.

Comercial

O arquiteto comercial tem um perfil mais gerencial e administrativo. Esse profissional tem como função desenvolver projetos para lojas, escritórios e estandes. Por isso, ele deve entender as necessidades do cliente, e saber usar os recursos financeiros de maneira otimizada.

O especialista em arquitetura comercial ajuda a pesquisar soluções, gerir questões financeiras e ordenar prazos. Além disso, em função de seus conhecimentos técnicos, ele também acompanha a execução do projeto.


Fale conosco