• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Veja como consultar seu extrato de contribuições do INSS; passo a passo

Porém, muitas pessoas desconhecem a forma de verificar quantas contribuições foram feitas ao longo da vida.


empregabilidadebrasil

Publicada em: 03/03/2021 15:08:18 - Atualizado

A contribuição para a Previdência Social garante o acesso à pensões, auxílios e benefícios como a tão sonhada aposentadoria.
Mas para se organizar e saber quando você pode pedir tais recursos, é preciso acompanhar o seu tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Porém, muitas pessoas desconhecem a forma de verificar quantas contribuições foram feitas ao longo da vida.
Então, saiba que você pode ter acesso à essa informação de uma forma bem simples: por meio do extrato de contribuições do INSS. Se esta é sua dúvida e você quer saber como ter acesso a esse documento e qual a sua importância, continue conosco, pois, neste artigo vamos te contar tudo sobre o extrato de contribuições.

Extrato de Contribuições 

Mas antes, é necessário ressaltar que ele também é conhecido como extrato previdenciário e nele constam todos os dados que são registrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Nele é possível encontrar informações do empregador, além do período trabalhado e todas as remunerações que foram recebidas pelo trabalhador, além das contribuições realizadas para a Previdência Social, seja na condição de contribuinte individual ou prestador de serviço que se refere aos trabalhadores que atuam em atividades econômicas por conta própria.

Como obter?

A boa notícia é que você não precisa ir até uma agência para solicitar o extrato previdenciário.
Ele pode ser emitido pela internet, então tenha em mãos os seus documentos pessoais como RG e CPF, além de procuração ou termo de representação legal, se houver.

Veja as opções para ter acesso ao documento:

Meu INSS

Para emitir o documento pela plataforma Meu INSS, o segurado deve se cadastrar e registrar uma senha.

Depois, é necessário validar alguns dados apresentados pelo INSS, e assim, você receberá um código de confirmação do cadastro por mensagem SMS no celular ou por e-mail.
Então, utilize ele para ativar a sua conta.

Depois, acesse o Meu INSS e busque pela opção “Extrato de Contribuição (CNIS)” e verifique todos os vínculos empregatícios, tempo de atividade em cada um deles, salários e contribuições.

Além de acessar pela internet, é possível imprimir o documento.
Para isso, baixe o arquivo em PDF. 

Atendimento presencial

Para aqueles que preferem atendimento presencial, é necessário verificar se a unidade próxima à você está funcionando devido à pandemia.
Depois, acesse o portal do Meu INSS ou aplicativo e informe seus dados.
Feito isso, clique em “Novo requerimento” e pesquise pelo “extrato”.


Fale conosco