• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Rede social também pode ser lugar de procurar emprego; saiba como

Para ajudar nesta busca, é possível usar as redes sociais. Veja abaixo como funciona...


cnn

Publicada em: 28/03/2021 13:36:02 - Atualizado

Procurar emprego ou mudar de área no meio de uma pandemia não é uma tarefa fácil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia 13,4 milhões de brasileiros desempregados em 2020. Para ajudar nesta busca, é possível usar as redes sociais. Veja abaixo como funciona.

Ferramenta Empregos no Facebook

O Facebook tem a ferramenta Empregos no Facebook. Nela, os usuários podem se candidatar a vagas diretamente da plataforma, ou serem direcionados para os sites dos recrutadores. Além disso, o recurso busca ajudar negócios locais a encontrar candidatos na região.

Nesse espaço, o usuário pode publicar uma vaga, gerenciar candidaturas e vagas salvas, e aplicar filtros por distância, setor, tipo de emprego e remuneração para encontrar a oportunidade desejada. As vagas vão desde estágios até cargos de gestão em diversas áreas.

Tanto a publicação de vagas como a candidatura para uma oportunidade ocorrem de forma totalmente gratuita. A plataforma oferece um guia de como utilizar a ferramenta.

Grupos de divulgação de vagas no Facebook e no Twitter

Um outro jeito de utilizar o Facebook a seu favor no momento de buscar um emprego ou de oferecer uma prestação de serviço é entrar em grupos que promovam a divulgação de vagas. De acordo com a rede social, somente no Brasil, mais de 120 milhões de pessoas participam de grupos ativos dos mais variados assuntos.

Um exemplo é o grupo Afrotrampos, que fomenta a geração de emprego entre pessoas negras (leia mais abaixo).

No Twitter, apesar de não haver uma ferramenta específica focada em empregos, há páginas que utilizam o espaço para divulgar vagas de várias áreas. Alguns exemplos:

De acordo com a plataforma, no segundo semestre de 2020, ocorreu um aumento de 36% de conversas relacionadas a ajuda e divulgação de trabalho e perfis de pessoas buscando emprego ou complemento de renda através de alguma atividade extra.

Emprego para pessoas negras

Idealizado em 2018, a ação afirmativa Afrotrampos, no Facebook, promove oportunidades entre pessoas pretas nos mais diversos setores e níveis, além de ser um espaço para empreendedores pretos divulgarem seus trabalhos.

Após alguns anos, o projeto cresceu e oferece, atualmente, curadorias para eventos de empreendedorismo, doação de bolsas profissionalizantes em parcerias com escolas de diferentes setores, além de consultoria e sensibilização empresarial para a igualdade racial nos espaços de trabalho.


Fale conosco