• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Concurso da PF vai reabrir inscrições em 2021 para candidatos com ESTE perfil

A prova está prevista para o dia 23 de maio de 2021.


Empregabilidade Brasil

Publicada em: 29/03/2021 15:33:41 - Atualizado


BRASIL - O Ministério Público Federal (MPF), por meio de um acordo judicial, confirmou a reabertura das inscrições do Concurso da PF. No entanto, esse novo prazo será apenas para os candidatos com Deficiência (PcD) que poderão se inscrever apresentando um laudo médico. Reabertura do Concurso da PFFoi divulgado nesta quarta-feira (24) uma nota determinando que o Concurso da PF seja retificado.

Isto é, as inscrições do concurso serão reabertas, no enquanto, apenas para os candidatos PCD’s. Os candidatos dessa categoria poderão se inscrever apresentando um laudo médico, subscrito por um único médico e emitido nos últimos 12 meses.
Essa decisão aconteceu por meio de um acordo judicial entre a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) e o Ministério Público Federal (MPF).

Veja um trecho da nota publicada:


O MPF ajuizou a ação civil pública na qual pediu fosse excluída do edital do concurso da Polícia Federal a exigência quanto à apresentação pelos candidatos com deficiência, já na fase de inscrições, de parecer emitido por equipe multiprofissional e interdisciplinar formada por três profissionais da área de saúde. O MPF pediu, ainda, que fosse reaberto o prazo para possibilitar a inscrição daqueles que não se inscreveram em virtude de tal exigência.

Provas do Concurso da PF

Todas as provas objetivas serão composta por 120 questões com disciplinas de Conhecimentos Gerais e Específicos.

Como o concurso será reaberto para todos os cargos, confira o conteúdo cobrado de acordo com cada função.

Cargo de Agente e Escrivão:


60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico;36 questões: Informática;24 questões: Contabilidade Geral.

Cargo de papiloscopista:
60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico;36 questões: Informática;24 questões: Biologia, Física e Química.

Cargo de delegado:
120 questões: de Direito Administrativo Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Cooperação Internacional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Previdenciário, Direito Financeiro e Tributário.

  • A prova está prevista para o dia 23 de maio de 2021.

Fale conosco