• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Novas tecnologias estão melhorando a segurança no estado, destaca secretário

Em entrevista ao Rondônia em Debate, Marcelo Duarte ressalta ações em favor da população


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 06/10/2018 12:40:01 - Atualizado

Entrevistado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá desta sexta-feira (05.10) no Programa Rondônia em Debate, exibido às 18 horas na TV Gazeta, canal 25 e pela Rede TV em Rede Estadual; secretário executivo de Governo, capitão Marcelo Duarte Correa, destacou as novas tecnologias que o Governo de Rondônia está implementando na Segurança Pública do Estado.

De acordo com ele, o modelo utilizado em Santa Catarina, foi readequado para Rondônia e até o final do ano, estará em funcionamento em todos os municípios do estado. As ferramentas de análise criminal estão sendo utilizadas em parceria com o Ministério Público, Corpo de Bombeiros, e as Polícias: Militar, Civil, Técnica e Identificação com integração com a Sesdec (Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia.

“Os trabalhos já estão tendo resultado, e a população pode sentir melhor a sensação de segurança com os investimentos feitos em tecnologia”, assegurou, citando como um dos exemplos, o Sistema de Tecnologia Embarcada, que conforme ele, já está sendo implantado no trânsito. “Nos casos de crimes de menor potencial ofensivo por exemplo, a ocorrência é impressa na hora, o termo de compromisso assinado, e os envolvidos já saem com audiência marcada sobre o caso”, explanou.

Ocorrências filmadas

Outra inovação neste sentido é a filmagem obrigatória de todas ocorrências, que serão feitas com câmeras acopladas ao uniforme dos policiais a partir do momento de deslocamento. “Rondônia será um dos primeiros estados a adotar este sistema em 100% das localidades, que diminui e muito, o custo benefício. Ao invés da rede rádio, vamos utilizar as câmeras, que agilizam atendimento com o georreferenciamento de trajeto, dá fidedignidade, e transparência na investigação dos casos”, ressaltou, acrescentando que, os equipamentos, que também pode evitar a possibilidade de subornos ao policial ou abuso de poder, estarão até o final do ano em todas as unidades de segurança do estado.

Treinamentos

Segundo o secretário executivo do Governo, o Projeto de Tecnologias na Segurança do Estado vem sendo implantado gradativamente desde 2015. Na próxima semana, um Treinamento de Multiplicadores será realizado em Porto Velho com os kit´s para filmagem e registros de ocorrências para que sejam colocados em funcionamento nas viaturas. “Todas as cidades do Conesul já receberam o treinamento. A proposta é que, até o final do ano, todos os kit´s de tecnologia de segurança embarcada estejam em funcionamento em todo o sistema de segurança estado”, reforçou.

Outro ponto destacado por Marcelo Duarte foi a diminuição de tempo de atendimento das ocorrências policiais, que segundo ele, hoje chegam até uma hora e com o novo Sistema Integrado de Tecnologia em Segurança, pode ser reduzido em até 15 minutos, em casos de crimes menores.

Além da desburocratização e agilidade nos atendimentos, o capitão salientou que, o Sistema, integrado com a Sesdec proporciona transparência, através do monitoramento de todas as guarnições do estado em tempo real, e possibilita inclusive o contato ao vivo com qualquer ocorrência, caso seja necessário.

O uso de câmeras de segurança nas vias públicas com inovação para leitura de face também foi anunciado pelo capitão na entrevista, além da apresentação de 459 novos policiais militares até o final do ano, e novo Concurso Público para Segurança Pública com exigência de nível superior.


Fale conosco