RONDONOTICIAS segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

Procon de Rondônia orienta consumidores que irão as compras no final de ano

Gerente dá dicas tanto para as compras no comércio como onlines. Cuidados certamente fazem diferença para os consumidores


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

22/11/2018 12:12:08 - Atualizado

Com objetivo de bem orientar com exclusividade seus internautas em relação às compras de final de ano, o Site Rondonoticias entrevistou o gerente e conciliador do Procon de Porto Velho Jadson Fernandes da Silva. Confira as dicas dadas por ele tanto para as compras no comércio ou onlines, e que certamente elas irão fazer diferença na hora de efetuá-las.

Rondonoticias - Quais os cuidados o consumidor deve tomar na hora da compra. Pode-se, por exemplo, exigir um desconto no pagamento à vista já que muitos lojistas não o oferecem mesmo não estando o consumidor optando pela opção à prazo?

Jadson Fernandes - Com certeza. Independente da data, a dica sempre é pechinchar quando a opção do consumidor é de realizar o pagamento a vista, uma vez que ele gera retorno mais rápido ao lojista. Caso o mesmo se recuse a ceder desconto, o consumidor pode buscar o mesmo produto em outra loja. Outra sugestão nesse sentido e que vale também para este período de início das festividades de final de ano, é que os consumidores exijam acima de tudo, a emissão da nota fiscal ou cupom fiscal, pois em caso de qualquer problema futuro o mesmo terá como comprovar a relação de consumo.

Rondonoticias - E em relação às compras à prazo, quais as atenções que devem ser tomadas?

Jadson Fernandes ­- É direito do consumidor, saber qual o valor total do produto adquirido com ou sem desconto e principalmente, o valor final com os acréscimos dos juros devido ao parcelamento para que justamente não ocasione nenhuma espécie de arrependimento ou indução ao erro, ou seja, o consumidor deve exigir saber os valores e quantidades exatas de parcelas.

Rondonoticias - Sobre as compras dos presentes em específico. Que dicas o Procon pode dar, já que, com exceção à defeitos de fábrica, a troca não é uma obrigatoriedade dos lojistas?

Jadson Fernandes ­- Fazer uma pesquisa previa de preços e condições de pagamentos, ter a certeza de que o presente escolhido para o presentado será no tamanho e cor desejado, e principalmente observar se a loja possui política de troca e se possui, solicitar que as mesmas sejam informadas em nota fiscal, pois em caso de solicitação de troca o consumidor possa exigir o cumprimento da oferta, uma vez que não há o que se falar em troca por obrigação nesses casos.

Rondonoticias – Em relação aos produtos para a ceia de natal, quais cuidados devem ser tomados na hora da compra?

Jadson Fernandes ­– Verificar a data de validade dos produtos, e se as quantidades constantes na embalagem são realmente reais. É interessante para isso também, que se planeje o cardápio da ceia listando os alimentos, bebidas e ingredientes que pretende utilizar. Isso evita compras desnecessárias e por impulso. Pesquise os preços dos produtos levando em conta a oferta, a quantidade, a qualidade e sua preferência. Estabeleça um limite de gastos. Se um produto estiver com preço elevado, pense em substitui-lo. Evite deixar para compra na ultima hora, pois os preços são sempre mais elevados.

Rondonoticias Quais cuidados precisamos ter em relação as compras online?

Jadson Fernandes ­– Não faça compras a partir de e-mails não solicitados, dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em seu site, observe se a loja on-line oferece ambiente seguro como o selo legal, verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço, ficar atento aos direitos ao arrependimento de compra e à devolução do produto, busque informações sobre a credibilidade do site e entre em contato com o Procon para verificar antecedentes da empresa em questão.

Rondonoticias – Sabemos que planejar os gastos e pesquisar preços é essencial.  Mas como o consumidor deve fazer isso?

Jadson Fernandes ­– O consumidor deve se atentar que geralmente após as festividades de final de ano, começam aqueles gastos obrigatórios como os gastos que todas famílias têm no início do ano como IPTU, IPVA e, logo em seguida, material escolar, rematrículas entre outros, sendo assim o melhor é evitar compras e presentes caros ou desnecessários, presentar e ser presentado é muito bom, mas o consumidor tem que optar sempre pela economia  e redução de gastos. Sendo assim, sempre opte pelo pagamento a vista para não gerar parcelas com pagamentos futuros onde haverá incisão de juros e moras. Evite também levar crianças no ato das compras de natal, e procure produtos semelhantes que também possuem a mesma qualidade e menor preço.

Rondonoticias – Caso o consumidor necessite. Quais os meios de comunicação para entrar em contato com o Procon?

Jadson Fernandes ­–  O consumidor que se sente lesado ou apenas quer sanar uma dúvida, pode estar buscando um dos nossos dois polos na capital sendo um localizado na av. sete de setembro, 830, no Tudo Aqui, 2° piso; ou no Porto Velho Shopping, dentro das dependências do Tudo aqui. Este segundo com o horário de funcionamento diferenciado, pois funciona dentro do horário do próprio Shopping. Outras opções são entrar em contato através do ramais telefônicos 69.3216-1026 ou 3216-1018, ou via WhatsApp através do número 69.98482-9949.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.