• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

VÍDEO: Vereador Alan Queiroz tem nome usado por estelionatário no OLX e alerta sobre golpes

Parlamentar teve nome e fotos do perfil do Facebook utilizadas por golpista


Redação Rondonoticias

Publicada em: 20/11/2018 11:49:51 - Atualizado

Depois de ter o nome e fotos retiradas do perfil da Rede Social e usados por um estelionatário, o vereador Alan Queiroz (PSDB), divulgou em seu Facebook nesta segunda-feira (19), um vídeo alertando sobre anúncios de compra e venda de veículos que são divulgados em grupos de rede social e aplicativos.

De acordo com o parlamentar, os golpes dos estelionatários que utilizam este meio, assim como acontece em todo o país, vêm ocorrendo com maior frequência em todo o estado, incluindo a capital.

Entre os meios utilizados pelos “charlatões”, Alan Queiroz cita os anúncios em um dos mais conhecidos aplicativos e grupos de venda em rede social, o OXL.

No vídeo, o vereador explica que os golpistas agem da seguinte forma: o vendedor anuncia um bem para venda, por exemplo, um carro. O estelionatário, usando nome falso, entra em contato com ele dizendo que tem interesse de comprar o veículo, pedindo que retire o anúncio da página.

“A partir daí, o estelionatário entra em cena. Anuncia o carro novamente, com novo valor menor objetivando chamar atenção dos que querem comprar. O interessado liga para ele, e ele passa a ser o intermediador”, relata Alan Queiroz.

Surgindo o comprador, o vereador conta que tudo passa a ser negociado por WhatsApp. O golpista passa a intermediar compra e venda do veículo, facilitando a negociação para ambos. “Assim, a transação acontece, e ele passa a pressionar o comprador a depositar o valor da forma mais urgente possível, alegando que pode perder o valor que só pode ser negociado naquele dia”, explana, pedindo a todos que “tomem muito cuidado com isso. Eles utilizam a pessoa que tem nome com credibilidade, no meu caso, usaram meu nome e meus dados como se eu quisesse comprar o carro, e isso já aconteceu com médicos da cidade e outros profissionais”.

Ainda segundo Alan Queiroz, para aplicar o golpe, os estelionatários utilizam fotos de perfil do Facebook e se passam pela pessoa. “Então, muito cuidado. Certifique-se com quem está falando, procure falar pessoalmente com o interessado para evitar qualquer transtorno”, reforça no vídeo em alerta à população.

CONFIRA O VÍDEO


Fale conosco