• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Homenagem: - A gratidão e o sucesso no esporte - por Arimar Souza de Sá


Publicada em: 19/08/2018 12:38:45 - Atualizado

A gratidão e o sucesso no esporte - por Arimar Souza de Sá

No estrelado céu da constelação do futebol rondoniense, as cores vermelha e branca da camisa do ex-campeão estadual Moto Clube, o “papão da Amazônia”, parece que deram sorte ao time da Escolinha de Futebol SEDUC, do município de Anastácio, em Mato Grosso do Sul, que fechou o mais recente Campeonato Estadual Sub-17 de com o título de tetracampeão da categoria.

A Escolinha de futebol SEDUC foi criada em junho de 1986 no município de Anastácio-MS, pelo ex-atleta mirim do Moto Clube, José Pedro Frazão, que, com esse feito, prestou dupla homenagem a Porto Velho, de onde saiu para viver no Portal do Pantanal sul-mato-grossense: além de dar ao time-escola o nome de SEDUC, em homenagem à Secretaria de Educação e Cultura de Porto Velho, onde trabalhou, o professor Frazão homenageou também o seu time de coração, Moto Clube, dando ao SEDUC de Anastácio as suas cores vermelha e branca.

Ex-professor da Escola Brasília, de Porto Velho, Frazão (foto) era servidor da SEDUC e, quando criança, participou da categoria dente-de-leite do Moto Clube, onde atuava – reza a lenda – como ponta-direita extremamente veloz. Ao chegar no município de Anastácio, fundou um jornal, “O Porta-voz”, onde, entre outros temas, dedicava-se a promover sua paixão maior, o esporte.

Nomeado posteriormente Secretário Municipal de Educação e Cultura, o professor Frazão logo teve a ideia de criar a escolinha, inspirado no alvirrubro porto-velhense, onde havia sido atleta-mirim. O primeiro passo foi mudar o nome sigla da sua secretaria (que se chamava SMEC) para SEDUC, de modo que a escolinha ficou vinculada à pasta e com o mesmo nome, vindo a desvincular-se em julho de 1987, quando ele deixou a pasta e orientou a diretoria para registrar a escolinha em cartório, institucionalizando-a.

Em sua recente visita a Porto Velho, para proferir palestra no Festival Literário da Amazônia, o professor Frazão - que é meu amigo de infância - esteve conosco, e tivemos então a oportunidade de ficar conhecendo essa história de gratidão e respeito às suas origens, fruto do seu amor ao futebol e às tradições genuinamente rondonienses.

O professor Frazão nos contou ainda que a escolinha, ao longo do tempo, cresceu, ganhou a simpatia da população e logo assumiu a titularidade do estádio municipal Rosalda Paim – ou seja, disse a que veio. Durante esses anos o SEDUC tem colecionado um bom número de títulos, dentro e fora do município, além de formar bons jogadores, muitos dos quais ascenderam para diversos times profissionais, a exemplo do atacante Pedro Beda, que atuou no Flamengo do Rio, Heerenveen e Hemmen da Holanda (atualmente no Real Jaen da Espanha) e Cláudio Falcão, hoje no "Desportivo das Aves", de Portugal.

O dedicado professore faz ainda questão de destacar o trabalho do desportista Wilson Santana, que desde o início dirigiu a equipe e deu corpo à escola, associando as famílias dos jogadores e transformando o Seduc na maior referência da modalidade no Estado. Da mesma forma, Frazão atribui grande parte do sucesso da escolinha ao ex-treinador Mauro Marino e ao atual treinador, Branco.

"O Seduc é a continuidade do Moto Clube no Pantanal. Suas cores e sua raça se somam ao idealismo dos jovens atletas e dirigentes que fazem do esporte um prazeroso instrumento de transformação social" - disse Frazão.


Fale conosco