• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

Fluminense será mandante contra o Flamengo; Globo transmitirá a final?

O que não está definido é como e se haverá transmissão da decisão...


Assessoria

Publicada em: 06/07/2020 15:21:16 - Atualizado

A batalha judicial envolvendo a Rede Globo e o Flamengo ganhou mais um importante capítulo nesta segunda-feira, 6. Em sorteio realizado pela Federação de Futebol do Rio (Ferj), o Fluminense foi definido como mandante do Fla-Flu que vale o título da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, na próxima quarta-feira 8, às 21h30. O clube tricolor escolheu o Maracanã como palco da partida. O clube tricolor escolheu o Maracanã como palco da partida. O que não está definido é como e se haverá transmissão da decisão.

Explicando a confusão cronologicamente: o impasse teve início em 18 de junho com a implementação na Medida Provisória 984/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e batizada nos corredores de Brasília como “MP do Flamengo”, devido à participação direta dos cartolas rubro-negros em sua elaboração. A MP estabelece que os clubes mandantes detenham 100% dos direitos de transmissão de suas partidas.

Antes, a lei previa um acordo entre os dois times para a venda do jogo. Como Flamengo e Globo não se acertaram para a transmissão do Carioca, pois o clube considerou insuficiente a quantia de cerca de 17 milhões de reais oferecida a ele e aos outros grandes do Estado, com a MP, a emissora perdeu o direito de vetar a transmissão de jogos do Flamengo em casa. Desde então, o  atual campeão estadual já transmitiu duas partidas, contra Boavista e Volta Redonda, na FlaTV.

A Globo, porém, mantinha contrato com os outros 11 clubes e, por isso, entrou com uma ação na Justiça alegando que um contrato em andamento não poderia ser quebrado. Decidiu, então, rescindir o acordo e encerrar as transmissões do restante do Campeonato, mas foi surpreendida por um decisão judicial favorável à Ferj que obrigou a emissora a transmitir a semifinal da Taça Rio entre Fluminense e Botafogo. A Globo acatou a decisão judicial e mostrou o empate em 0 a 0, mas avisou que iria ocorrer.

Para a decisão, há ainda outro agravante: como a Globo bate na tecla de que os contratos previamente assinados devem ser respeitados, ela não teria direito de transmitir uma partida do Flamengo.  A MP, válida por 120 dias antes de ser votada no Congresso, abre brecha, no entanto, para que o Fluminense negocie com emissoras, ou com qualquer outra plataforma, pois é o mandante.


Fale conosco