• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Voto online movimenta bastidores em ano de eleição no Flamengo

No Flamengo, assim como no clube de São Januário, o estatuto prevê apenas eleição presencial – ou seja, com cédulas e urnas físicas.


ge

Publicada em: 04/02/2021 11:29:56 - Atualizado

Polêmica que saiu dos tribunais do Rio de Janeiro e ainda está na mesa do Supremo Tribunal Federal, a eleição online do Vasco foi a primeira dos grandes clubes do Rio de Janeiro. O pleito que elegeu Jorge Salgado em 14 de novembro alimenta a discussão que está apenas no início no Flamengo, que tem eleição prevista para início de dezembro deste ano.

Além do Vasco, realizaram eleições neste modelo (online ou híbridas) Bahia, Internacional, Santos e Coritiba. No Flamengo, assim como no clube de São Januário, o estatuto prevê apenas eleição presencial – ou seja, com cédulas e urnas físicas.

De acordo com o estatuto do Rubro-Negro, no artigo 88, compete ao Conselho Deliberativo, no inciso XI, reformar, no todo ou em parte, o Estatuto, seu regimento e seus regulamentos, mas com a seguinte observação: “exceto em matéria eleitoral, nos anos de eleição, ouvida a comissão Permanente de Estatuto”.

Porém, a decisão em colegiado do TJ/RJ deu validade na alteração da Lei Pelé (14.073/2020) - que “assegura votação não presencial” - por cima do estatuto vascaíno. O que gera discussão judicial de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ainda não julgado no Supremo.

Embora o cenário eleitoral seja incipiente, dois pré-candidatos se manifestaram a favor da eleição online. Um deles, o advogado Walter Monteiro, de um grupo novo formado, o Flamengo da Gente, encaminhou ofícios aos presidentes do Conselho Deliberativo, do Conselho de Administração e da Assembleia Geral, questionando as providências para viabilizar a eleição não presencial deste ano.

O SoFla, grupo de apoio a Eduardo Bandeira de Mello e que teve Ricardo Lomba como candidato em 2018, também enviou questionamentos a respeito da votação virtual - por duas vezes no mês de novembro e colocou o tema em pauta em reunião interna do clube.


Fale conosco