• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Bolsonaro apresenta distensão e passa a receber alimentação por sonda

Médicos instalaram uma sonda nasogástrica no presidente durante a madrugada; trata-se de uma diferença na evolução do quadro nos últimos dias


O Globo

Publicada em: 11/09/2019 09:37:11 - Atualizado

SÃO PAULO - Após três dias de melhora contínua no estado de saúde, o presidente Jair Bolsonaro apresentou durante a madrugada desta quarta-feira um quadro de lentificação intestinal e distensão abdominal, o que levou seus médicos a decidirem pela suspensão da alimentação oral e a  introdução da nutrição endovenosa (alimentação por meio de sonda)no tratamento, segundo boletim médico divulgado na manhã de hoje.

Em razão dos problemas intestinais, os médicos decidiram submeter o presidente à passagem de uma sonda nasogástrica (tubo que vai de seu nariz até seu estômago para nutrição ou drenagem). Seus exames, contudo, continuam estáveis. Segundo o boletim, o presidente permanece sem dor, afebril e sem disfunções orgânicas.

A introdução da nutrição endovenosa é uma diferença em relação à evolução do presidente nos últimos dias. Até esta terça-feira, o presidente estava se alimentando com uma dieta líquida, à base de água, chá, gelatina e caldo ralo. A expectativa é de que nos próximos dias o presidente começasse a comer alimentos pastosos.

De acordo com o boletim, a reintrodução da alimentação por via oral será avaliada diariamente e "ocorrerá no momento oportuno". O presidente entregou o cargo interinamente até quinta-feira ao vice-presidente Hamilton Mourão. Nesta terça-feira, o porta-voz afirmou que Bolsonaro deveria voltar a exercer o cargo a partir de quinta-feira mesmo do hospital. Com a mudança no quadro clínico do presidente, no entanto, não há confirmação de que isso ocorrerá de fato já que, por ordens médicas, Bolsonaro segue com visitas restritas.


Fale conosco