• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Seriado Mexicano Chaves fora do SBT é o fim de uma era para o canal

O SBT, que nasceu em 1981, era o canal perfeito para exibir o personagem no Brasil...


r7

Publicada em: 01/08/2020 20:06:27 - Atualizado

Quando você fala em Chaves automaticamente já se lembra do SBT e o contrário também é verdadeiro. O seriado mexicano é exibido pelo canal de Sivio Santos desde 1984 de maneira quase ininterrupta e a notícia de que vai deixar canal já a partir deste sábado, revelada pela coluna do Flávio Ricco, é uma bomba gigantesca.

O SBT, que nasceu em 1981, era o canal perfeito para exibir o personagem no Brasil. Com aquela estética própria de seus outros programas, como o do Bozo, desenhos animados mais antigos já para a época e o Domingo no Parque (apresentado por Silvio Santos), o canal tinha a atmosfera ideal para abrigar Chaves. E foi o que aconteceu.

O seriado estreou no SBT no horário do almoço e assim pegava as crianças que estavam voltando da escola e as que ainda não tinham saído para ir ao colégio. Então, todo mundo assistia. Os episódios e seus personagens passaram a ser acompanhados pela molecada, que comentava com seus amigos na classe. As frases mais marcantes, os bordões eram lembrados e assim a fama do programa foi se espalhando.

Chaves, Chiquinha, Kiko, Seu Madruga, Nhonho, Senhor Barriga, Dona Florinda e todos os outros persongens ficaram muito famosos. Tanto é que o SBT não tinha mais como tirar a série do ar. O resultado disso é que o canal passou a exibir tudo o que tinha de Chaves e os episódios inéditos, obviamente, se acabram. Afinal, o programa já não era mais produzido no México. Não importou muito: mesmo com histórias repetidas, a molecada toda continuava assistindo a tudo todos os dias.

Houve até momento em que o SBT anuciou a exibição de episódios inéditos que haviam sido encontrados em seus arquivos. A notícia fez barulho e os fãs comemoraram.

Essa adoração toda, quase que inexplicável, transformou Chaves num campeão de audiência do SBT. Silvio Santos podia mudar a série de horário, de dia, passar de manhã, de tarde, aos finais de semana, enfim, quando quisesse, que o programinha não parava de ter audiência. Havia fãs cativos que não abandonavam os personagens por nada.

Chaves virou um caso de amor único com o público brasileiro e se transformou em algo quase lendário por aqui. Com o fim de sua exibição pelo SBT, é impossível não enxergar o fim de uma era. O seriado estava no canal quase desde o início e sua imagem é totalmente misturada à do canal de Silvio.

Sem dúvida, vai fazer falta. Para os fãs e, principalmente, para o SBT.


Fale conosco