• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Cantor de forró Genival Lacerda morre aos 89 anos, vítima da Covid-19

Em publicação no Instagram, o filho de Genival, João Lacerda, emitiu nota de falecimento e lamentou a morte do pai


FOLHA DE PE

Publicada em: 07/01/2021 10:22:31 - Atualizado


BRASIL: Genival Lacerda, cantor e compositor paraibano, foi o mais recente artista da música a perder a batalha contra a Covid-19, aos 89 anos. Internado desde 30 de novembro, no Hospital Unimed Recife I, na Ilha do Leite, área central do Recife, ele recebeu o diagnóstico positivo para o coronavírus no início de dezembro e morreu na manhã desta quinta-feira (7).

A informação foi confirmada pelo filho dele, Genival Lacerda Filho, em uma publicação nos stories do Instagram. "Painho faleceu", disse. A assessoria de Genival Lacerda também confirmou a morte do cantor.

Inicialmente levado à unidade de saúde pelo filho João Lacerda por um pico das taxas de glicose e problemas respiratórios, tendo alta horas depois de ter dado entrada na emergência. No dia seguinte, no entanto, voltou a passar mal e retornou ao hospital, quando recebeu o diagnóstico de Covid-19.

Ainda em 2020, Genival já havia passado por internamento em outro hospital do Recife, após um Acidente Vascular Cerebral, tendo alta dias depois e, em casa, havia começado desde então a recuperação de sequelas, com a prática da fisioterapia, entre outras medidas.

Em publicação no Instagram, o filho de Genival, João Lacerda, emitiu nota de falecimento e lamentou a morte do pai.

"Hoje perdi um dos maiores amigos de minha vida, amigo da música, de ensinamentos, amigo que na hora de brigar, sempre brigava e minutos depois nem lembrava que brigava, porque não guardava mágua de ninguém. Meu Anjo da guarda, minha Luz, minha vida, hoje ele fez sua última viagem para ficar ao lado do Senhor Deus", disse João, que acrescentou lembrar do sorriso do pai e de apertar sua mão.

"Agora terei de aprender a viver com sua imagem, e lembranças de um bom pai. De Vai na paz meu pai, sempre te amarei, teu João Lacerda Neto", publicou João.



Carreira

Com mais de seis décadas de trajetória na música, conhecido pelo repertório dedicado ao forró - “Severina Xique-Xique” e “De Quem é Esse Jegue?”, entre os sucessos - Genival também tinha como marca registrada suas nos palcos. Natural de Campina Grande (PB). Genival morava no Recife há pelo menos 25 anos.

Conhecido nacionalmente e com vasta discografia, foi na década de 1950 que ele gravou o seu primeiro trabalho em 78 rotações. Além de compositor, Genival também fazia sucesso com interpretações de clássicos do forró, a exemplo dos que eram cantados por Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Até 2019, aos 88 anos, Genival seguia com intensa agenda de shows, que incluia também a temporada junina Pernambuco, Nordeste e País afora. Uma de suas últimas empreitadas na música foi um show em homenagem a Jackson do Pandeiro, com repertório que consta no disco "Todas as Caras" (2015).


Fale conosco